Abaixo-Assinado (#10705):
Considerando a importância do Teatro do Parque para com a Cultura do Povo Pernambucano e do Brasil – O prédio, todo em art-nouveau foi inaugurado em 24 de agosto de 1915 com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas.
Grandes companhias brasileiras passaram pelo palco do teatro, como as de Vicente Celestino e Alda Garrido, e as primeiras peças da parceria Samuel Campelo - Valdemar de Oliveira. ...Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira.
O nosso Teatro do Parque fez parte também da consagração do cinema falado. De 1929 a 1959, o espaço foi arrendado ao grupo Luiz Severiano Ribeiro e lançava filmes da Disney e chanchadas brasileiras. Mas, graças à pressão da classe teatral, o prefeito Pelópidas da Silveira o desapropriou e promoveu uma reforma completa. A reinauguração aconteceu em 13 de setembro de 1959, com a peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, o Parque foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil.

O Teatro também abrigava a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR), onde fazia os seus ensaios e concertos oficiais.
Tendo em vista a atual situação de abandono do nosso Patrimônio fechado desde DEZEMBRO DE 2010 e sem perspectiva de início da reforma, criei um abaixo-assinado pela restauração do nosso Teatro o mais rápido possível para que não se deteriore cada vez mais e não entre no esquecimento.
Este abaixo-assinado será entregue à Excelentíssima Senhora Secretária de Cultura da Cidade do Recife, Leda Alves.
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.