Movimento a favor de não derrubar o único Half Pipe Pùblico Coberto que se encontra na cidade de Praia Grande sp

Destinatário: https://www.facebook.com/pages/PG-Skateboards/183904671733914

O objetivo do movimento é conseguir as revitalizações das Pista de Esporte Radicais Skate/BMX/Patins das pistas do município de Praia Grande e região, sendo o mais democrático possível, ganhando apoio dos praticantes dos esportes e pessoas de várias camadas da sociedade.
Em nosso município, a pista do bairro Quietude, faltaram diversas soluções para os problemas infraestruturais para sustentar dignamente o nosso esporte radical, o exemplo é o Half Pipe, que merece destaque nesta manifestação. Entre as pistas dos bairros, Samambaia, Ocian e Boqueirão que faltam iluminações, investimento em monitoria para atividades esportivas, culturais e mais manutenções, a do bairro da Aviação a atual pista, além de mal projetada, está deteriorada. E as más frequentações do local por pessoas usando drogas, que NÃO são praticantes dos esportes, tornam o local totalmente inadequado para que os atletas da cidade e da região possam frequentá-lo, proporcionando aos mesmos, além de ferimentos em geral e até fraturas, e a má visibilidade pela movimentação de drogas pelo local.
O objetivo desta mobilização é usar Skate/BMX/Patins como ferramenta de inclusão social, geração de conteúdo para imprensa com atividades de resultados com jovens. A falta de um lugar adequado para a prática dos esportes de rua fez com que os atletas procurassem alguns locais da cidade que não são propícios para a prática. Infelizmente, acabam por danificar muretas, bancos e outros obstáculos. A comunidade deve se unir para buscar uma solução!

O skate surgiu no princípio dos anos 60 na Califórnia/EUA. O surf reinava e os mesmos atletas pegaram as rodas de seus patins, colocaran em "shapes" e passaram também a surfar em terra firme. Só no Brasil, atualmente, 5 milhões de skatistas praticam o esporte em aproximadamente 1.300 pistas. É a segunda maior indústria do mundo, que perde apenas para os Estados Unidos. Dentro deste cenário percebe-se a necessidade latente de ações que façam os espaços públicos, como pistas de Skate/BMX/Patins, terem mais vida.
Representante diretor da Ong ASSERECO, o skatista profissional Moacir Mansur diz Infelizmente ainda temos muitas prefeituras de muitas cidades que ainda nao abriram os olhos para o skate, nao tratam o skate e os skatistas como devem ser tratados assim como várias cidades e é justamente por isso que temos que fazer esse tipo de manifestaçao para abrir os olhos dos governantes e mostrar o tamanho do nosso skate para ver se alguma coisa acontece. Acredito que se eles soubessem que o skate é o segundo esporte mais praticado no país, temos cerca de 4.000.000 (quatro milhoes) de praticantes, que o skate é o esporte que cresce com mais rapidez no mundo, que é um esporte que muda a vida das pessoas, que afasta os jovens da criminalidade, que é uma grande ferramenta de inclusao social, etc, talvez eles dariam mais valor e indo mais alem, enxergariam o tamanho da força eleitoral que o skate representa hoje. Espero que mais uma vez a nossa uniao consiga mostrar para os governantes as nossas qualidades e que eles realmente nos de em troca uma lugar apropriado descente para a pratica do skate".
Em nossa região, também mundialmente conhecido alguns atletas. Sendo assim, temos tudo para ser uma referência nacional e mundial nesses esportes, com o interesse de investimentos públicos na área.
O Skate/BMX/Patins, por serem muito conceituado em classes sociais mais carentes, são ótimas ferramentas para ações públicas, criando momentos de auto-estima e inclusão social, além de dar para o cidadão, opções mais saudáveis de entretenimento. Os esportes em si, são comprovadamente formas de diminuir a criminalidade e o uso de entorpecentes. Fatos que ocorrem no local da pista de skate da Aviação, devido as condições em que a estrutura da mesma oferece, impossibilitando a prática correta do esporte, tendo um aproveitamento negativo do local.

Referência: A pista de skate de São Bernardo do Campo, que oferece excelente estrutura, atraindo praticantes do mundo inteiro, que proporcionam no local uma ótima integração, além da realização constante de campeonatos atraindo muitos turistas, gerando lucros para hotéis e restaurantes, levando o nome da cidade para todos os cantos como referencia mundial na prática do esporte.
Fonte Equipe ASSERECO.