ABAIXO ASSINADO PARA UM ARAGUAIA-XINGU SUSTENTÁVEL!

Destinatário: Moradores da Região da Bacia dos Rios Araguaia e Xingu

ABAIXO ASSINADO PARA UM ARAGUAIA-XINGU SUSTENTÁVEL!

CONSIDERANDO que 05 municípios (Vila Rica, Confresa, Querência, São Felix do Araguaia e Gaúcha do Norte) dos 36 que mais desmataram no ano de 2007 estão no território Araguaia-Xingu, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente;

CONSIDERANDO que houve um acréscimo de 66% na taxa de desmatamento no território no último ano, tendo, no primeiro trimestre de 2008, São Félix do Araguaia, (como primeiro município) a área indígena Marãiwatsedé (como primeiro TI )e o PA Bordolândia (como primeiro assentamento) que mais desmataram no estado;

CONSIDERANDO que entre julho de 2007 e junho de 2008, um de cada quatro focos de calor do Estado de Mato Grosso aconteceu no território Araguaia-Xingu, tendo como conseqüência graves danos materiais, prejuízos econômicos, contribuição à mudança do clima, diminuição da quantidade de chuva, perda de biodiversidade, doenças respiratórias, conflitos com os vizinhos, dentre outros.

CONSIDERANDO a deficiente presença do Estado na região, a precariedade de recursos humanos e de infra-estrutura para uma atuação qualificada e permanente frente aos crimes ambientais – desmatamentos, incêndios florestais, pesca predatória, tráfico de madeira –, como conseqüência da expansão do modelo dominante baseado nas monoculturas.

Nós, abaixo assinados, residentes nos municípios localizados entre as bacias do Rio Xingu e Araguaia

EXIGIMOS:

 A imediata reinstalação dos Escritórios Regionais da SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente - nos municípios de São Félix do Araguaia, Canarana e Porto Alegre do Norte, bem como o fortalecimento do novo escritório em Vila Rica.
 A instalação de uma nova Gerência Executiva do IBAMA no território do Araguaia Xingu.
 A realização de um trabalho conjunto entre IBAMA, FUNAI e Polícia Federal para coibir os incêndios florestais e desmatamentos ilegais dentro da Maraiwatsede,, bem como entre o INCRA, SEMA e IBAMA para os assentamentos da região.