ABAIXO –ASSINADO PELA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE OPERADOR DE TELEMARKETING

Destinatário: imprensasinttel@gmail.com

Nós, operadores de telemarketing/teleatendimento abaixo-assinados, vimos reivindicar aos senhores deputados a agilização e a conseqüente aprovação do Projeto de Lei 2673, que tramita na Câmara Federal desde dezembro de 2007, de autoria dos deputados Jorge Bittar e Luiz Sérgio (PT/RJ). O projeto, elaborado a partir de uma ação conjunta do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel/Rio) e da Comissão Especial de Fiscalização das Condições de Trabalho em Call Centers criada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro pelo deputado estadual Gilberto Palmares (PT), altera alguns artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para adequá-la à realidade do setor, assegurando aos operadores de telemarketing a jornada de seis horas, as pausas de 10 minutos a cada 50 trabalhados e remuneração não-inferior ao salário mínimo nacional. No momento, o projeto aguarda parecer do relator, deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP).
Somos quase um milhão de operadores em todo o país. A maioria de nós tem entre 18 e 24 anos, é mulher, estudante e tem a atividade como primeiro emprego. Em que pese a importância crescente que o setor de telemarketing vem alcançando, seja do ponto de vista da lucratividade das empresas, do atendimento ao consumidor e da geração de emprego, a atividade de teleatendimento não é regulamentada por nenhuma lei.
A aprovação do PL 2673/07 permitirá que nós, operadores de telemarketing/teleatendimento finalmente tenhamos um instrumento legal para fazer valer nossos direitos.