Abaixo-Assinado (#28270):

Redução de Carga Horária ADEs de Suzano

Destinatário: Prefeito de Suzano

SOLICITAÇÃO DE REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA AUXILIARES DE CRECHE

Exmo. Senhor Prefeito do Município de Suzano Senhor Prefeito, Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm à presença de Vossa Excelência expor e solicitar o que segue: O cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Educacional é uma função que lida diretamente com crianças de 0 a 3 anos em sala de aula, com carga horária de 40 horas semanais, atuando nas diversas fases da Educação Infantil, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem.

Segundo consta no edital do concurso, as atribuições do ADE são:

- Atuar junto aos educandos nas diversas fases da Educação Infantil, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem;

- Auxiliar os educandos na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias;

- Auxiliar o professor no cuidado com a higiene, alimentação, repouso e bem estar dos educandos;

- Auxiliar o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo dos educandos;

- Planejar junto com o professor regente, atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil;

- Auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento dos educandos;

- Auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização e manutenção deste material;

- Responsabilizar-se pela recepção e entrega dos educandos junto às famílias, mantendo um diálogo constante entre família e creche;

- Acompanhar os educandos, junto aos professores e demais funcionários em aulas-passeio programadas pela creche;

- Participar de capacitações de formação continuada;

- Auxiliar, sempre que necessário, em outros setores da unidade escolar;

- Comparecer às reuniões da escola ou da Secretaria Municipal de Educação e comparecer a processos de formação;

- Executar quaisquer outras atribuições correlatas determinadas pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano.

Ocorre que após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica.

A 1ª infância é decisiva no desenvolvimento da arquitetura do cérebro e na formação da pessoa. Experiências positivas nos relacionamentos, no ambiente educacional e nas oportunidades de aprendizagem influenciam toda a vida futura. Por isso, as experiências de aprendizagem devem considerar “as dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças” (Parecer CNE/CEB no 20/2009, pág. 6).

Pesquisas recentes, nacionais e internacionais, comprovam que crianças atendidas em creches de qualidade mostram maior desenvolvimento intelectual e social logo nas primeiras séries.

Por outro lado, problemas graves nessa fase podem influenciar negativamente o que acontece ao longo da vida e causar sérios prejuízos, chegando mesmo a comprometer o desenvolvimento da criança. Por isso é de extrema importância que a educação infantil conte com profissionais que possam desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível. Sendo assim, é essencial que haja uma valorização e melhores condições de trabalho para os mesmos.

Trabalhamos por oito horas diárias, uma carga horária extensa que acaba por acarretar em diversos níveis de estresse e complicações de saúde, prejudicando não só o andamento do trabalho do próprio profissional, como também toda a rotina da Unidade Escolar, que tem que lidar com várias lacunas em seu plantel, seja por afastamentos ou até mesmo por desistência do cargo.

Prefeituras como a de Boituva, Arujá e Rio de Janeiro, que obtiveram redução da carga horária em sala de aula para 30 horas semanais, mostram o quanto o nosso argumento é pertinente e que a situação atual dos auxiliares de creche está mudando.

Certos de que Vossa Excelência saberá atender as necessidades dos funcionários e crianças de nossa Cidade, os abaixo-assinados solicitam imediatas providências destinadas à redução de carga horária para 6 horas diárias e 30 horas semanais.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.