PELA CONSTRUÇÃO DE CICLOVIAS NO PERÍMETRO URBANO DE ITAPEMA/SC

Destinatário: ITATRAN - Fundação Municipal de Transito do município de Itapema/SC

Nós, abaixo assinados, solicitamos ao ITATRAN a inclusão de ciclovias nos projetos de reforma das principais vias do município.
Nós entendemos que a saturação do tráfego em nosso município justifica que seja construída infraestrutura adequada para o uso da bicicleta com conforto e segurança, tendo em vista que:
A bicicleta é um meio de transporte muito eficiente em trechos de até 7 km.
O uso da bicicleta melhora a fluidez do trânsito e diminui a pressão sobre o sistema viário local;
Centenas de pessoas atualmente se deslocam de bicicleta na região, correndo graves perigos no trânsito;
Existe uma demanda reprimida de ciclistas na região, ou seja, muitas pessoas gostariam de usar a bicicleta, mas não o fazem devido à falta de segurança no trânsito;
A bicicleta oferece autonomia de deslocamento urbano, melhora a saúde do usuário e contribui para a diminuição dos danos ambientais.
Por assim entendermos, solicitamos que seja construída uma ciclovia em cada margem direita das principais vias de veículos motorizados, seguindo padrões técnicos (dimensionamento, pavimento, sinalização, intersecções etc.) disponíveis no “Caderno de Referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades” (Brasil/Ministério das Cidades, 2007).