Reativação da linha B105 (Araruama x Rio Bonito), pela Avenida Gladstone José de Oliveira, em Araruama

Destinatário: Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro e Viação Rio Ita Ltda.

Há alguns anos, a Viação Rio Ita Ltda. deixou de operar a linha B105 que passava por dentro do município de Araruama. A linha, conhecida como "Via Chão", passava pelos bairros de Praça da Bandeira, Boa Perna, Jardim São Paulo, Japão, Três Vendas e Itatiquara e seguia pela Estrada Velha de Rio Bonito.
Hoje em dia, só a linha "Via Asfalto" circula, deixando inúmeros passageiros dos bairros acima citados dependentes de transporte coletivo "nas mãos" da Viação Montes Brancos, na qual não presta um serviço adequado à população. O resultado disso é pontos cheios, ônibus lotados e diversos passageiros que possuem o Rio Card impossibilitados de usarem o cartão, devido à diferença dos sistemas de bilhetagem eletrônica.
Uma sociedade desenvolvida é a que todos usam o transporte coletivo e deixam seus carros em casa. Para isso, o transporte público coletivo deve ser incentivado. A volta dessa linha seria uma boa oportunidade para que a mobilidade urbana seja melhor planejada e aproveitada por todos.
Atualmente, somos aproximadamente 130 mil habitantes, com uma demanda muito grande pelo transporte público. O itinerário desta linha passaria pela principal avenida de Araruama (e por alguns dos bairros mais populosos). Com isso, a linha não se tornaria deficitária, podendo operar com secção tarifária - o que incentivaria ainda mais a população ao uso da B105.
Desde já, certo que seremos ouvidos, agradecemos a atenção dispensada.