Apoio ao projeto do Polo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí

Destinatário: poloandarai@gmail.com

Eu, abaixo assinado, na condição de morador da comunidade do Andaraí, venho manifestar o meu incondicinal apoio ao Projeto: “PoDe-C, Polo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí” realizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Morro do Andaraí bem como, também, venho endossar o pleito da referida iniciativa em ocupar o espaço conhecido como “Pouso” situado nas imediações do antigo Centro Municipal de Atendimento Integrado CEMASI – Renasçer do Andaraí para que promova a oferta de atividades de capacitação para desenvolvimento de atividades culturais (Dança, Teatro, Artesanato e Música).

Mais sobre o projeto do "Po.De-C Andaraí"

Se considerados apenas os últimos 20 anos, o Andaraí possui um expressivo histórico de projetos e ações sócio-culturais realizadas em seu território. Estima-se que algumas centenas de pessoas entre crianças, jovens e adultos tenham participado de iniciativas desse área.

Esse histórico influiu drásticamente no perfil cultural dos moradores do território, deixando de legado uma geração de agentes criativos formados por esses projetos e que hoje atuam em posições qualificadas no mercado de trabalho das artes e em retorno à comunidade desenvolvem quando possível, de forma independente (sem apoios públicos ou privados), iniciativas semelhantes a que tiveram a oportunidade de se qualificar profissionalmente.

Essas iniciativas independentes, entretanto, têm sido realizadas de forma dispersa e fragmentada de forma que cada uma delas se apresenta demasiadamente frágil, do ponto de vista institucional e gerencial ficando sempre sujeitas às variações da conjuntura politica e social da região.

Nos últimos anos, em especial, a chegada da Unidade de Polícia Pacifidora causou sérias dificuldades de manutenção dessas atividades independentes especialmente no que se refere à partilha do espaço, pois muitas ações eram desenvolvidas no antigo Centro Municipal de Atendimento Integrado CEMASI Renasçer do Andaraí atualmente transformado no Batalhão da UPP Andaraí. Situação que causou a retirada das ações ali desenvolvidas sem que fossem devidamente remanejadas para outros espaços que as coportassem adequadamente.

Tudo ao mesmo passo que a demanda dos moradores crescia com constantes cobranças de retomada das antigas ações de capacitação em cultura e artes tão bem vistas aos seus olhos. Por isso a Associação de Moradores identificou essas ações independentes e resolveu reuní-las para auxiliá-las através do devido suporte institucional de que essas iniciativas carecem.

O Po.De-C objetiva retomar as atividades de capacitação criativa nas áreas de: Dança, Teatro, Música, Moda e acessórios em diversos espaços da comunidade de forma totalmente gratuita e destinada aos jovens e adultos da região.

Gostou ?

Então se junte a nós !!!!!!

Juntos agente Po.De-C o que quizer !!!!!