Abandono de Animais: erradicação e prevenção

Destinatário: Prefeitura de Contagem/MG

Ilmo. Senhor Prefeito e Vice- Prefeito do Município de Contagem

Assunto: Abandono de Animais: erradicação e prevenção

Justificativa: Contagem possui uma quantidade considerável de animais abandonados, não castrados e não vacinados vagando pelas ruas do município. Acreditamos que a eutanásia dos animais de rua não é a solução para o problema e sim a reintegração do animal abandonado à sociedade, educando a população local para a importância de cuidar do seu bicho de estimação, apoiando a população carente para que cessem os abandonos.

Em outros municípios mineiros (Juiz de Fora e Belo Horizonte) já existe a participação das Ongs no Conselho Municipal de Saúde, com poder para deliberação e proposição de projetos, bem como programas de castração em massa de animais e cadastro de clínicas veterinárias interessadas.

Em Piracicaba (SP) existe a castração de cães e gatos na forma de mutirão itinerante: tendas infláveis funcionam como unidades ambulatoriais cirúrgicas.

Em Santa Bárbara (SP), a prefeitura adquiriu um trailer para ampliar o serviço de castração de cães e gatos com prioridade para os casos de pessoas que não têm condições financeiras para o procedimento e para as áreas onde há grande quantidade de animais de rua abandonados ou tratados pela comunidade.

Em todo o Brasil surgem iniciativas com o fim de promover melhores condições de vida para os animais e consequentemente para os cidadãos.

Pelo exposto, os moradores do Município de Contagem vêm a presença de Vossas Senhorias requerer a apreciação das propostas que se seguem, relativas a causa da proteção animal:

• Supressão da eutanásia em cães sadios ou doentes em que há possibilidade de cura.

• Parceria do Conselho Municipal de Saúde com as Ongs de Contagem, especificamente nesta campanha, com a Ong Cão Viver com poder para deliberação e proposição de projetos.

• Que esta Prefeitura promova a castração gratuita e em massa de cães e gatos resgatados, em lar temporário, abrigos, Ongs, ou que estejam sob a guarda de pessoas de baixa renda disponibilizando trailer ou tendas infláveis, veterinários e recursos materiais para o procedimento.

• Que esta Prefeitura disponibilize ração de boa qualidade, exames, remédios, vermífugos, produtos antiparasitários e vacinação antirábica e décupla para cães e antirábica e quádrupla para gatos de abrigos, procedendo-se ao cadastro dos mesmos.

• Que esta Prefeitura promova palestras educativas em escolas através do seu Conselho de Municipal de Saúde, em parceria com as Ongs, fornecendo as cartilhas informativas e apoiando feiras de adoção disponibilizando gaiolas individualizadas para os animais, mesas e cadeiras para os voluntários.

Certos de que Vossas Senhorias apreciarão as propostas apresentadas, cientes que todos nós, cidadãos, aspiramos ao desejo de fazermos parte de uma sociedade sensível à convivência equilibrada do homem com a natureza,

Subscrevemo-nos

Termos em que