Denuncia contra Habitat Cooperativa Habitacional

Destinatário: Ministério Publico

Ao Excelentíssimo Senhor Promotor

Abaixo assinado contra Habitat Cooperativa Habitacional.

Os cooperados abaixo-assinados, solicitam de Vossa Excelência a intervenção junto à Habitat Cooperativa Habitacional, administrada por Teresa Jandark Ayyad Badra (diretora presidente), Osmar Domingues (diretor financeiro) e Josimir da Silva Costa (diretor administrativo), pois estamos sendo lesados em diversas vertentes além de danos materiais e morais, declaramos que nos reunimos, de forma a nacionalizar a denúncia contra esta cooperativa e seus administradores e pedir intervenção do Ministério Público a fazer uma investigação criteriosa e devidas providências.
Denunciamos que dentre outros problemas os administradores da Cooperativa tem lesado seus cooperados da seguinte forma:
- Fazendo propaganda enganosa informando que as unidades estariam concluidas ou em fase de conclusão em dois anos após adesão;
- Obra parada e em estado de abandono há mais de 3 anos;
- Data indefinida para continuidade e conclusão das obras;
- As unidades concluidas foram entregues depois de muitos anos da quitação total e após muita briga;
- Os cooperados não são convocados e/ou informados sobre a assembleia geral há mais de 3 anos;
- No ato da adesão informam que a disponibilidade das unidades para sorteio tem um prazo previsto de até dois anos, a partir do ingresso do cooperado: não há sorteios desde 2010;
- Na central de atendimento informam aos cooperados que não tem previsão de continuidade das obras, sem trazer soluções aos problemas;
- Cooperados pagando aluguel há anos ou morando de favor aguardando a realização do sonho em ter sua casa própria;
- Materiais de construção furtados e desperdiçados devido a ação do tempo, ou seja, dinheiro jogado fora;
- Propaganda enganosa informando que as ruas são pavimentadas: as ruas das últimas unidades entregues foram pavimentadas pelos próprio moradores;
- Contribuindo para a inadimplência da taxa do condominio devido a insatisfação dos moradores por não terem manutenção/limpeza e conservação adequada das aréas comuns, falta de controle de acesso na portaria, falta de uma portaria com infra-estrutura adequada aos porteiros e segura para os moradores (inclusive ocorrem frequentes furtos nas residências)
- Contribuindo com o alto indice de desistência por parte de alguns cooperados que pararam de pagar suas mensalidades devido ao não cumprimento com os prazos estipulados e ao descaso dos administradores da Habitat.

Denunciamos assim formalmente que esta cooperativa e seus administradores tem agido de má fé no mercado imobiliário através de propaganda enganosa. Já tentamos soluções de todas formas possíveis e nada foi resolvido. Por isso o apoio de Vossa Excelência será primordial para as devidas providências e punição aos responsáveis, a fim de que a justiça seja feita e que os cooperados que compraram os imóveis possam usufruir de um bem comprado com muito esforço.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinado por todos os cooperados.

Guarulhos, 13 de janeiro de 2014.