MONOCULAR É DEFICIENTE

Destinatário: julianasouza.b@gmail.com

O manual editado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 2007, intitulado "A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho", considerava deficientes visuais apenas aqueles cuja perda era percebida em ambos os olhos, sendo que o melhor olho deveria ter acuidade entre 0,03 e 0,05 em escala decimal, ou quando a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos fosse igual ou menor que 60 graus. Entretanto, a partir de setembro de 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego passou a considerar deficientes, para fins de preenchimento da cota, os portadores de visão monocular. O ministério entendeu que a doença confere ao indivíduo severa restrição em sua capacidade sensorial, com a alteração das noções de profundidade e distância, além da vulnerabilidade do lado do olho cego. Vamos lutar pelo reconhecimento de monocular como deficiente físico no Brasil, por que em alguns estados esse direito já é reconhecido.

Força brasileiros, unidos venceremos!