Investir em Educação

Destinatário: http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/fale-conosco

Inicio esse abaixo assinado com a tentativa de colher assinaturas de pessoas que estão totalmente indignadas, resultado da não aprovação de novas turma para a continuidade dos cursos técnicos regulares da Escola Técnica Estadual de furnas (técnico em administração e técnico em eletrotécnica), localizada em São José da Barra, MG.
A escola foi inaugurada em 1995 com um único objetivo: a formação de profissionais para o mercado de trabalho, tal objetivo vem no decorrer de quase duas décadas sendo obtido com êxito. Além de gratuito, possui um nível de qualidade elevado.
O ingressos nos cursos são realizados através de vestibulares, em um ciclo de 6 meses, o novo vestibular seria feito no dia 20/07/2014, mas foi vetado pela Secretaria Regional de Passos, no dia 16/07/2014, alegando os seguintes motivos: Corte de gastos com o salário do corpo docente - visto que a escola possui parcerias com empresas para a manutenção dos demais gastos.
O governo auxilia o curso PRONATEC concludente ao ensino médio, teve inicio em 2013. Sabe-se que a maioria dos alunos já formados e os atuais já concluíram o ensino médio, utilizam dessa escola como um meio de melhorar a vida. No entanto, alega-se que o PRONATEC poderia vir a ser se tornar um curso subsequente do ensino médio, ficando a mercê das sobras das vagas ofertadas ao ensino médio, que é a opção mas viável para governo, logo, os futuros alunos sobreviveriam de incertezas já que o MEC não possui um número fixo de vagas para o curso a cada semestre.
Contudo os cursos regulares já formaram 1900 alunos, que hoje se encontram em sua grande maioria bem empregados ou formados com excelência em curso superiores, faz-se assim notável a importância de tal. Além do mais o PRONATEC é conhecido por ser um projeto técnico com ciclos de cursos, e por ser um projeto nos da ainda mais incerteza da continuidade do curso ao longo dos anos, cursos em especial o de eletrotécnica que possui seu nome em todas as plataformas da Petrobras, em todas as usinas de Furnas Centrais Hidrelétricas e empresas privadas de todo o país.
É válido lembrar que o governo somente arca com o salário dos professores que não somam 25.000,00 reais, em um país com uma amplitude de investimentos, que investe 60 bilhões por ano em pesquisa é contraditório fechar algo com tamanha excelência. Um país membro do BRICS que procura diariamente evoluir seu IDH, deveria entreter-se em manter os antigos e criar novos meio de educação, não intervir de forma aleatória e insensível. Faz-se necessário lembrar que cada assinatura abaixo representa um cidadão eleitor indignado com o ocorrido. Encarecidamente pedimos que apoiem a causa, que deixem o curso continuar com sua excelência e unanimidade.