ABAIXO-ASSINADO:MOVIMENTO PELO CHAMAMENTO E NOMEAÇÃO DE TODOS APROVADOS NO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PI 2013: MAIS EFETIVOS URGENTE!

Destinatário: Ao Excelentíssimo Governador do Piauí

A situação da segurança pública no Piauí não está nada bem. Os problemas são conhecidos pela sociedade e também são pauta de ações na Justiça. Vimos por meio desta cobrar do Governado do Estado do Piauí e da Secretaria de Segurança Publica medidas imediatas para corrigir a carência de profissionais na área de segurança;

O próprio Governo, por meio de algum Ato Administrativo, pode convocar os demais aprovados antes da homologação do concurso.

A sociedade piauiense está cansada de tanta violência e apoia a convocação dos cerca de 800 aprovados do concurso de 2013, para o cargo de soldado combatente da Polícia Militar. Em um estado onde os índices de violência alcançaram as terríveis posições, o nosso governo parece ainda querer se omitir e "maquiar" uma situação que além de ser insustentável para o cidadão e sua família, faz "rasgar" os diretos dados pela constituição para com uma sociedade organizada e democrática. Enquanto o mesmo "se esconde" por trás da LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, pessoas inocentes são assassinadas sem piedade diariamente. Será que apenas no Piauí uma lei vale mais do que as milhares de vidas que foram ceifadas nos últimos anos, além das muitas que infelizmente ainda poderão ser interrompidas? Temos plena certeza que não,pois, as leis foram criadas para punir, mas principalmente, ELAS FORAM CRIADAS PARA PROTEGER e dar ao cidadão o direito de ir e vir.
A POLÍCIA MILITAR do ESTADO de PIAUÍ, trabalha hoje, com um índice de soldados combatentes abaixo do esperado, essa é a triste realidade.

Enquanto isso, homens e mulheres que passaram em um concurso com milhares de concorrentes, seguiram as etapas, fizeram-se aptos nos testes físicos, exames médicos e documentação geral, gerando despesas próprias altíssimas com os custos dessas etapas, não estão sendo valorizados, quando poderiam estar sendo explorados em benefício da sociedade.
Não é justo em tempos tão difíceis, o governo continuar se omitindo. Sabemos que isso não irão resolver o problema da violência, pois, não só no Piauí, mas no Brasil como um todo, são necessárias políticas públicas eficientes, nas áreas de educação e saúde por exemplo, para proporcionar ao cidadão o que é digno e previsto na Constituição Federal, no entanto, pode-se afirmar com plena certeza, que esses futuros policiais ajudarão no combate à violência, diminuindo significativamente, a sensação de insegurança que "priva" a sociedade de sua rotina cotidiana.

Do Concurso Público:

O Concurso Público Vigente (2013), Concurso Público visando admissão aos Cargos de Oficial PM e Soldado PM da POLÍCIA MILITAR DO ESTADODO PIAUÍ - PMPI, fora aberto através do edital nº 05/2013, com30.506 (trinta mil, quinhentos e seis) inscritos no certame.
Dentre os 800 classificados neste certame, atualmente restam aproximadamente 634 (seiscentos e trinta e quatro) aprovados, após o resultado da 4ª Etapa – Exame Psicotécnico. O referido concurso foi aberto com apenas 430 vagas iniciais, sendo 30 para o cargo de Oficial PMe 400 para o cargo de Soldado PM. E este movimento em prol da convocação de todos os aprovados do concurso para a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PIAUÍ - PMPI, solicita o aproveitamento de todos os aprovados, tendo em vista alguns fatores que serão descritos a seguir.

Efetivo da Polícia Militar:

Defasagem é de 11.000 em todo o Estado do Piauí
De acordo com a reportagem publicada em 22/05/2013 no portal G1/PI, o estado do Piauí tem 11 mil policiais militares a menos que o estabelecido pela ONU. A Corporação conta com 6.038 homens, quando padrão ideal era 17 mil.
“Segundo padrões estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) o estado do Piauí tem um efetivo de policiais militares insuficiente para atender toda a população. O interior do estado é o mais afetado com a situação. A recomendação da ONU é de um policial para cada grupo de 250 habitantes, mas no estado essa proporção fica em um agente para 470 habitantes. De acordo com os dados, a Polícia Militar conta com 6.038 agentes e tem uma carência de 11 mil homens.
A maior parte do efetivo da PM está distribuída na região da grande Teresina e apenas 45% são relocados para o interior do Piauí. Em algumas cidades, o policiamento é feito apenas por três homens que se revezam em plantões diários de 8 horas.”

Dados colhidos no endereço:

Assunto sempre levado pelo sindicato às autoridades Estaduais, são sugestões como, aumento do efetivo da Polícia Militar. Ao longo dos anos a criminalidade aumentou seguindo o ritmo de aumento da população.Em alguns casos o policial fica constantemente de plantão por falta de pessoal. Isso gera um desgaste físico e psicológico e compromete a qualidade do serviço prestado à população.
A mudança no Comando da Polícia Militare no Governo do Estado sempre gera um clima de expectativa em relação ao futuro. Para melhoria dos serviços prestados pelos órgãos de segurança pública do estado do Piauí.

E é com essa argumentação que os Aprovados do Concurso da Polícia Militar 2013 do PI, solicitam junto às autoridades, que intercedam pela convocação de todos os aprovados para o curso no CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça, assim como foi no ano 2009 com a convocação de todos os aprovados no certame, para suprir em partes esse déficit de efetivo policial que só cresceu nos últimos anos, e como as próprias autoridades policiais já oficializaram em diversas entrevistas, essa falta de efetivo beira o caos.

Por isso à necessidade do chamamento de todos os aprovados no concurso e estamos solicitando isso oficialmente perante as autoridades do Estado do Piauí, com o apoio da população do estado por meio de um abaixo assinado que segue em anexo a este documento.

Atenciosamente,
Comissão dos Aprovados do Concurso 2013 da PM/PI