Abaixo-Assinado (#29663):

Aumento do IPTU X Corte de Verba de Educação, Cultura e Saúde em Suzano

Destinatário: Suzanenses

Em dezembro de 2013, a Câmara Municipal de Suzano aprovou o projeto de lei de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), encaminhado pela Prefeitura de Suzano que estima arrecadar R$ 76 milhões da cobrança dos 104 mil imóveis existentes na cidade. Conforme detalhado por ele, a partir da revisão da PGV, o tributo de estabelecimentos comerciais e de moradias vai variar entre 20% a 40%.

A justificativa para o reajuste foi a não paralização de obras e aumento de 8% da verba para a saúde.

Porém em julho deste ano, sob a alegação de falta de verbas, a Prefeitura de Suzano deve renegociar contratos com prestadoras de diversos serviços para reduzir despesas. Matéria publicada pelo jornal Diário de Suzano nesta quarta-feira (13) mostrou que o corte de custos começou pelo setor de serviços e resultou na demissão de 140 pessoas pela Pioneira, concessionária responsável pela limpeza urbana.

Todas as pastas devem cortar verbas em até 25%, ou seja, saúde, educação, cultura, esportes, e segurança serão prejudicados.

“Como se vê, em vez de garantir novos investimentos, ampliar a oferta de serviços e resolver o caos que está a cidade, sobretudo no que se refere à Saúde, o que temos em troca é um retrocesso em diversas áreas. O contribuinte está pagando mais em impostos e recebendo muito aquém em serviços”, criticou Walmir Pinto (vereador de Suzano).

Sendo assim, nós suzanenses que somos, vimos através deste abaixo assinado requerer de Vossa Excelência, o que todo Chefe do Executivo Municipal tem o dever de fazer, zelar por seus representados, seu município e sua função. A Saúde pública beira a falência total da humanidade e da dignidade da pessoa humana, o tempo de espera e a qualidade do serviço prestado são de longe inaceitáveis, é preciso investimento maciço e uma ruptura com políticas governamentais anteriores que perpetuaram o descaso com nossa cidade e principalmente com nossos cidadãos.

A Cultura e a Educação demonstraram ser as políticas mais eficazes contra a criminalidade, a violência e a exclusão social. São as bases imperativas para a construção do desenvolvimento humano. A identidade social depende dessas máximas. Cortar verbas dessa pasta, aliás, como podemos chama-las de pasta, quando em verdade são oportunidades e esperança de um futuro melhor? É o mesmo que cortar da borboletas suas asas.

Imagine Vossa Excelência se todas as crianças e adolescentes suzanenses tivessem acesso à educação de qualidade, que solidifica o conhecimento e promove o desenvolvimento acadêmico. E também à cultura (teatro, dança, música e artes em geral) que enaltece o espírito e encrudesce os valores mais essenciais da vida. Não teriam todas elas estrutura para enfrentar o futuro com sabedoria e dignidade?

Com Educação e Cultura, a desigualdade social, o emprego, a violência, a reincidência criminal e todos os setores sociais e econômicos seriam alterados. Aqui mora a solução da crise do sistema carcerário não só de Suzano, mas do Brasil inteiro.

Dessa forma, esperamos que haja a revisão do corte de verba, e que os profissionais que prestavam serviços de interesse público que foram demitidos, como professores de artes (teatro, dança, música, etc.) e os trabalhadores da pioneira sejam readmitidos imediatamente.

Com revolta e esperança,

O Povo Suzanense.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.