Manifesto dos Profissionais da Gastronomia de Minas Gerais para fundação AMIGA - Associação Mineira de Gastronomia

Destinatário: fdornas@hotmail.com

Tiradentes, Minas Gerais, 31 de Agosto de 2014.

Nós, Profissionais de Gastronomia de Minas Gerais acreditamos que:
A gastronomia mineira é um dos mais importantes pilares de nossa
sociedade, sendo, portanto, fundamental para a valorização de nossa
identidade e fator preponderante para o desenvolvimento social e econômico de nosso estado e de nosso país.

Nosso estado foi construído a partir de sua natureza rica em minérios, fauna e flora e a riqueza de nossos rios. Nossa cultura descende inicialmente de nossos povos nativos, dos colonizadores europeus, dos povos trazidos da África e recebeu importantes colaborações de migrações internas e externas, fazendo do povo mineiro um depositário de todas as culturas.

A conjunção dos fatores naturais, antropológicos e culturais faz da
gastronomia mineira uma das mais importantes e emblemáticas do mundo. Para a defesa e desenvolvimento dos valores acima nós, profissionais da gastronomia, nos reunimos para fundar a Associação de Profissionais de Gastronomia de Minas Gerais – APGMG e nos comprometemos com os termos deste manifesto de intenções:

Valorização Profissional, Reconhecimento e defesa da Ética.

1) Promover a interação entre os profissionais de gastronomia, membros e apoiadores, fomentar o intercâmbio com outras instituições Profissionais da gastronomia, do Brasil e do mundo, buscando difundir o conhecimento gastronômico de Minas Gerais e valorizar os profissionais de gastronomia de Minas Gerais.

2) Buscar o reconhecimento formal da profissão e a manutenção de seus valores éticos.
a) Colaborar para o fortalecimento das empresas e instituições públicas e privadas onde atuam os profissionais de gastronomia de Minas Gerais.
b) Incentivar o cumprimento das legislações sanitárias vigentes e colaborar com o processo legislativo e normativo, visando coibir tecnicamente os excessos e interpretações errôneas dos orgãos de controle no uso de técnicas e utensílIos culinários, salvaguardando nosso patrimônio imaterial gastronômico.
c) Repudiar toda forma de discriminação, social, religiosa, racial e ideológica no âmbito profissional.

Defesa dos Valores Tradicionais da Gastronomia Mineira, Meio ambiente e Interação com os elos da cadeia Gastronômica.
3) Preservar, manter e estimular o modo de fazer das receitas e dos produtos regionais, manter a cultura e os costumes locais, resgatar os produtos extintos e proteger produtos ameaçados.
4) Incentivar a busca, identificação e a utilização de ingredientes autênticos, respeitando suas safras e características próprias, frescor e natureza para mantê-los o mais próximo possível de sua origem.
5) Estimular o respeito ao meio ambiente, a redução do desperdício no campo, na produção e distribuição de alimentos, incentivando o consumo sustentável.
6) Incentivar a pesquisa gastronômica no âmbito da produção e transformação de produtos regionais autênticos.
7) Promover a valorização dos produtores rurais e artesãos da nossa gastronomia, apoiando todas as iniciativas para sua evolução técnica e comercial, bem como a interação com os profissionais de gastronomia, divulgando seus produtos.
8) Incentivar o consumo de produtos regionais em feiras e mercados. Apoiar o registro de produtos mineiros e sua comercialização dentro e fora de Minas Gerais.

Da educação e difusão do saber gastronômico.
9) Contribuir para a educação gastronômica em todos os níveis; Incentivar a implantação da matéria nas escolas de ensino fundamental, colaborar com a evolução do conteúdo programático das escolas de formação gastronômica de nível técnico e superior e apoiar a criação de programas de pós-graduação e intercambio, visando transformar Minas Gerais em centro de excelência na formação profissional em gastronomia.
10) Facilitar o acesso a informações para os profissionais de gastronomia, promovendo e apoiando iniciativas para a difusão de conhecimentos de insumos, técnicas e tecnologias, bem como das tendências da gastronomia em todo o mundo.
11) Promover e colaborar com a organização de congressos, simpósios, feiras e festivais de gastronomia e apoiar a participação dos profissionais de gastronomia em eventos desta natureza
Da interação com o poder público e iniciativa privada para a valorização da gastronomia mineira.
12) Apoiar e participar efetivamente de todas as iniciativas públicas ou privadas, existentes ou que venham a ser criadas, com o intuito de defender, promover e divulgar a gastronomia mineira e o trabalho dos profissionais de gastronomia de Minas Gerais.