NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA CTA. PELA INVESTIGAÇÃO DOS SEUS DIRETORES

Destinatário: Câmara Municipal de Araraquara

Nos, abaixo-assinados, nos posicionamos contra a tentativa em curso de privatização da Companhia Troleíbus de Araraquara (CTA). Consideramos que a empresa pública é viável e já foi considerada referência em transporte coletivo. Pode voltar a ser se forem tomadas medidas reais para enfrentar os problemas que a fizeram apresentar dificuldades financeiras, como reverter a desigual distribuição de linhas com a operadora privada (até mesmo o vice-prefeito da cidade confirma que as melhores linhas foram dadas a empresa privada que opera em Araraquara, cabendo a CTA a exclusividade das linhas menos rentáveis), o sistema de integração deficitário para a empresa e os problemas de gestão que possa ter apresentado. Embora muitos destes problemas venham de longa data, é impossível não notar o quanto a situação da empresa se agravou nos últimos anos. A empresa passou de um balanço operacional negativo de 2 milhões em 2011 para um negativo de 3 milhões em 2014. Como a empresa pode ter apresentado uma queda tão brusca em tão pouco tempo? Diante disso consideramos central a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar responsabilidade entre os diretores pela crise da empresa, investigando as gestões dos últimos 25 anos com foco em checar o valor patrimonial e balanço operacional no inicio e término da gestão de cada diretor-presidente e diretor-financeiro da empresa nos últimos 25 anos. Somente uma investigação externa, com contratação de auditoria como consultoria independente, poderá esclarecer a situação - não acreditamos que a própria prefeitura (responsável por indicar os diretores da empresa) possa fazer de forma adequada tal tarefa. Nos casos de gestões em que houve decréscimo do patrimônio e balanço deveria se focar e apurar responsabilidades por tal acontecimento. Achamos inacreditável que o poder responsável por fiscalizar o uso do patrimônio público em Araraquara não faça nada diante da perspectiva da demissão de cerca de 600 trabalhadores e grande prejuízo ao patrimônio material e imaterial coletivo de Araraquara que representaria o fim da atuação da CTA no transporte coletivo. No Brasil inteiro o transporte é privatizado, é de péssima qualidade e com preços muito caros. Em Araraquara já foi possível fazer diferente, pode voltar a se-lo se houver vontade de seus agentes políticos e pressão da população. Nos comprometemos a nunca mais votar em nenhum dos vereadores que vem se negando a apoiar a abertura de investigações como propostas, o que (no momento em que este texto foi escrito) corresponde a todos os vereadores que atualmente compõe a câmara de Araraquara, sem exceção nenhuma. Acreditamos que esta atitude da parte dos vereadores se trata de uma vergonhosa, covarde e inadmissível omissão diante de sua obrigação mais básica, que é fiscalizar a prefeitura em favor do bem coletivo.