QUEREMOS EMPREGOS NA ÁREA DE MODA (UVA)

Destinatário: emanuel.willian@yahoo.com.br

Estágio e emprego são temas recorrentes em conversas na faculdade. Alunos de moda que chegam na metade do curso já estão desanimados, pois não conseguem estagiar e nem conseguem empregos. Vagas, sim, algumas aparecem: visual merchandising (que exige apenas o ensino médio para a função) ou aquelas que exigem Illustrator, InDesign (ferramentas que nem dão as caras no curso) e experiência. Muitos que conseguem empregos na área geralmente receberam oportunidade através de conhecidos que já trabalham para a marca. Se você não mora na zona sul, provavelmente receberá um salário mais baixo que o resto da equipe que exerce a mesma função. O curso diz ter ênfase em criação, mas no mercado o chefe manda você copiar exatamente o que a outra marca fez porque sabe que vai vender. Parece que folhas impressas com o e-mail do RH da marca coladas na Casa do Design não são o suficiente nem para quem já tem formação completa em moda. Acredito que muitos não queiram uma resposta bonita e incentivadora só para não desanimar os alunos que pagam para estar na faculdade, queremos respostas reais e sem maquiagem sobre o potencial de empregabilidade da área, professores (do mercado) que se posicionem sobre o assunto e palestras para debater. Isso tudo em 2015.1. Segue um abaixo assinado para pedir isso. Assinem e passem adiante para alunos e ex alunos.