Segurança no Bairro Jardim Paulista - Itu/SP

Destinatário: Srs.Comandantes do 50º BPMI e 1ª Cia PM; Sr. Delegado de Policia Civil de Itu e Comandante da Guarda Municipal de Itu

O Jardim Paulista é um bairro inaugurado em meados de 2008 no município de Itu/SP, que possui 08 (oito) ruas e cerca de 400 (quatrocentos) moradores.

Com apenas três vias de acesso, permite que a maioria dos transeuntes seja morador, restando, diferente a isso, possíveis compradores de imóveis e profissionais da área da construção civil, haja vista que, apesar de poucas, ainda existem obras em andamento. Contrário a isso, recentemente, percebemos o aumento de pessoas totalmente “estranhas” a essas finalidades, ao que parece, oportunistas da fragilidade momentânea de nossos lares, comprovada pelas recentes ocorrências de furto em residência.

Desde o início, obras já eram invadidas e ferramentas e materiais de construção furtados em função da não vigilância. Mas hoje, apesar do aumento de moradores, o que possibilitaria tal vigilância, estes permanecem ausentes na maior parte do dia em função do trabalho, deixando suas casas a mercê do oportunismo. E diferente da indignação causada pela perda de um bem quando no início das obras, hoje perdemos nossa privacidade e intimidade, ao ver que roupas fotos e objetos pessoais, por exemplo, foram violados.

Diante do exposto, vimos por meio do presente, solicitar às autoridades de segurança pública supracitadas, especialmente à Polícia Militar e à Guarda Municipal, que atuam na área de prevenção criminal, o aumento de rondas e patrulhamento no Bairro, a fim de que tais tipos de ocorrência possam ser evitadas frente a presença do poder público.

Solicito às vítimas de ocorrências do bairro postarem no campo “comentário”, além do que desejarem, natureza, data e horário do crime, e aos que elaboraram, o número do Boletim de Ocorrência, para possibilitar o mapeamento e direcionamento de esforços para os órgãos de segurança pública e para nós moradores.

Seguem cópias deste abaixo-assinado aos Srs. Comandantes do 50º BPMI e 1ª Cia PM, ao Sr. Delegado de Polícia Civil de Itu e ao Sr. Comandante da Guarda Municipal de Itu.