Manifesto pela Sobrevivência das Empresas de Guinchos do Brasil

Destinatário: CNSeg - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização

A APPAGESP (Associação dos Proprietários de Pátios, Guinchos e Depósitos de Veículos do Estado de São Paulo), entidade sem fins lucrativos formada por empresários do segmento, juntamente com o grupo CENTRAL DOS GUINCHEIROS, mantido na rede social Facebook (https://www.facebook.com/groups/CentraldosGuincheiros) com o interesse de unir os profissionais da área, mostrando a todos os membros a necessidade de ter uma boa relação entre si e debater os problemas do dia a dia de todos, DECIDEM:

APRESENTAR a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) como organização competente para o debate e a busca de soluções para alguns dos principais desafios econômicos enfrentados pelas empresas de guinchos, sobretudo nas relações comerciais com as empresas seguradoras.

A APPAGESP e a CENTRAL DOS GUINCHEIROS, entendem que o segmento de Seguros Gerais (seguros de danos) é composto por 13 grupos que compreendem 88 ramos, de acordo com a classificação adotada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A saber, o grupo AUTOMÓVEL é o que mantém estreito relacionamento com os nossos negócios.

Conscientes de que a sobrevivência das Empresas de Guincho do Brasil depende de uma relação comercial mais justa e equilibrada, os empresários que assinam a presente petição REIVINDICAM:

- Rodada de negociações, em reuniões presenciais com representantes da FenSeg;

- Tabela nacional de referências e valores para a remoção de veículos, admitindo-se até três variações em função de diferenças econômicas das regiões geográficas do Brasil;

- Formação de um grupo de estudos com representantes das duas partes, para definição de um índice anual de reajuste, com base no indicador mais adequado (IPCA / INPC / IGP-M);

- Criação de um grupo de estudo para o desenvolvimento de um Programa Nacional de Fidelização, com garantias para as empresas de seguros e benefícios aos proprietários de guinchos, por meio da FenSeg, dentro das normas permitidas pela legislação;

- Apoio da FenSeg para a formação de um comitê técnico para elaboração de um anteprojeto de lei, visando a regulamentação nacional do setor de guinchos no Brasil, gerando organização e segurança para empresários e usuários.

Certos de que o diálogo é o caminho para a construção de uma realidade mais justa, que permita a sobrevivência das empresas de guincho e a continuidade da prestação de serviços, assinamos o presente manifesto e levamos a nossa causa a conhecimento da FenSeg, dos órgãos regulatórios do trânsito no Brasil e da população em geral.

ATENÇÃO empresários, ASSINEM este manifesto e ajudem a construir um futuro com mais justiça, dignidade e segurança para suas famílias, funcionários e clientes.