Perguntas a Gilberto Bertevello - Dir. Pres. do SEEAATESP

Destinatário: perguntas.bertevello@gmail.com

Nós, proprietários de academias no Estado de São Paulo, devidamente abaixo assinados, solicitamos que o Sr. Gilberto Bertevello - Dir. Pres. do SEEAATESP - responda estas perguntas em caráter de urgência, citando fato e apresentando argumentos satisfatórios que possam esclarecer nossas dúvidas, em virtude da nota publicada no site do SEEAATESP no dia 06 de abril de 2015:

ESTA É A NOTA PUBLICADA EM http://www.sindicatodasacademias.org.br/Home/tabid/569/ctl/Details/mid/1775/ItemID/4886/Default.aspx

Senhores Empresários Proprietários de Academias
Algumas empresas tem recebido e-mail com texto assinado pela Comissão de Tratativa Salarial com orientação quanto ao procedimento em relação a folha de pagamento de março/2015 em virtude da remessa das reinvindicações a Dissídio. Cabe-nos informar que a Comissão de Tratativa Salarial foi dissolvida na Assembleia Geral Ordinária que findou em 25/03/2015. Os Diretores do SEEAATESP, Sr. Humberto Todesco representante da Marlin Natação e o Prof. Silvio Dejean representante da Activa Academia de Ginástica além do Dr. Rogério Silva nosso advogado foram membros da Comissão em questão e não autorizaram a publicação do referido texto assim como não tinham conhecimento do mesmo. Compunham a Comissão o Sr. Daniel Figueiredo representante da Body Tech e o Sr. Edgard Corona representante da Bio Ritmo. O SEEAATESP irá apurar a responsabilidade de tal publicação e tomará as medidas estatutárias cabíveis. Essa é uma tentativa de induzir ao erro os empresários do Estado de São Paulo e não se sabe com que intuito. O Sindicato, atento, informa oficialmente que o texto assinado como Comissão de Tratativa Salarial é irresponsável e inconsequente. Recebemos oficio do SINPEFESP que cita a Súmula 277 do T.S.T – Tribunal Superior do Trabalho que garante a continuidade das cláusulas anteriores com o reajuste mínimo (INPC) que o Tribunal concede (leia a carta do SINPEFESP). Para saber o andamento do Dissídio entre em contato com o Sindicato, único responsável em dar orientação ao Empresário de Academia de São Paulo.
Gilberto José Bertevello
Presidente

Em virtude da nota publicada no site (http://www.sindicatodasacademias.org.br/Home/tabid/569/ctl/Details/mid/1775/ItemID/4886/Default.aspx) do nosso Sindicato no dia 06 de abril, enviamos algumas questões ao nosso atual presidente, senhor Gilberto Bertevello. Cabe esclarecer que procuramos a direção do sindicato para correção da nota que recomendava o pagamento imediato de reajuste com base no índice do INPC, por entendermos que esta medida deve aguardar o andamento do processo de dissídio coletivo solicitado democraticamente e conforme prevê a nossa legislação em caso de não termos acordo na mesa de negociações, pelo SINDESPORTE e o SINPEFESP, a nota acima além de leviana desinforma a categoria e cumpre um enorme desserviço para o setor no Estado de São Paulo.

1) Porque o Sr. manipula a verdade citando una sumula do TST (fornecida pelo SINDESPORTE e o SINPEFESP, dos trabalhadores) que nada diz sobre a obrigatoriedade de aplicação do INPC?

2) Porque o Sr. divulga orientações distorcidas induzindo todos todas as academias de atividade física a pagar um INPC baseado numa sumula irrelevante?

3) O que leva o Sr., nas negociações e no dissídio, a defender insistentemente o pagamento pelo INPC sabendo que nosso setor cada vez mais está sangrando enfraquecido pela perda de clientes?

4) Porque as pequenas e médias academias deveriam respeitá-lo como seu representante maior, considerando que nos últimos 10 anos elas vêm sendo massacradas por negociações desfavoráveis que as fizeram arcar com aumentos na folha salarial sempre acima da inflação, e sempre em condições superiores daquelas praticadas nas negociações do SINDICLUBE?

5) Porque em todas as negociações conflitantes entre empresários e sindicatos o Sr. não aceita as opiniões dos empresários e sempre termina favorecendo a outra parte?

6) O que justifica as negociações salariais do SEEAATESP serem sempre as piores do Brasil e nos últimos 10 anos estão entre as 20 piores do país?