Abaixo-Assinado contra a proibição do Skate na Praça Estação Itaquera na Rua Gregório Ramalho em São Paulo

Destinatário: Prefeito Fernando Haddad e Secretário de Esportes Celso Jatene

Mauricio Luís Martins, subprefeito de Itaquera desde 2014, quer expulsar o skate da Praça Estação Itaquera.

Desde 2010 o skate vem transformando a praça de uma praça abandonada e mal frequentada para um local frequentado por esportistas que através dos anos ocuparam o espaço e a transformaram num dos melhores locais para a prática de skate na cidade de São Paulo e do Brasil.

A Praça da Estação em Itaquera foi muito transformada pelo skate.

Após o skate começar a frequentar o local ocorreram visitas de alguns dos melhores skatistas do mundo e também ocorreu o “DC King of Skate” que é considerado atualmente o melhor campeonato de skate no Brasil. Tudo isso comprova a importância que a Praça Estação tem no skate brasileiro e no mundo.

Mas agora que a praça foi revitalizada pelo skate o atual subprefeito de Itaquera quer expulsar os skatistas do local tomando o espaço antes utilizado por eles para a utilização de uma praça de alimentação.

O subprefeito Mauricio Luís Martins foi aos poucos expulsando os skatistas: primeiro mandou instalar um poste de iluminação bem em frente ao obstáculo mais utilizado para que ninguém mais ande ali. Agora mandou retirar outros obstáculos construídos no local como o corrimão no chão e o palco. Todos esses obstáculos foram construídos pelos skatistas sem nenhuma ajuda da subprefeitura. Atualmente os seguranças expulsam os skatistas de forma truculenta sendo que já foram relatadas agressões aos que se atrevem a andar de skate no local.

A única opção que o skatista tem em Itaquera é a Praça Estação e lá é o nosso reduto e nosso santuário. Ali é nosso único espaço de lazer e de confraternização.

Por isso, nós abaixo assinados manifestamos a vontade de proteger e requerer a permanência do skate na Praça da Estação em Itaquera porque o skate revitalizou a praça e os skatistas não tem nenhuma opção para andar de skate como essa praça em nenhum outro local de Itaquera ou imediações.

Leandro Lopes Pereira (Lobão)

Tel.: (11) 9.7689.8691

lobaovocalista@hotmail.com