Reajuste da Anuidade para o Ano Letivo de 2016 - Escola Cidade Jardim PlayPen

Destinatário: dalmeida@playpen.com.br

São Paulo, 27 de outubro de 2015.

Escola Cidade Jardim – PlayPen

Aos cuidados de:
Josep Caubet – CEO;
André Valente – CFO; e
Daniella Leonardi – Diretora Geral.

Assunto: REAJUSTE DA ANUIDADE PARA O ANO LETIVO DE 2016 DA ESCOLA CIDADE JARDIM - PLAYPEN

Prezados Diretores,

Pautada na missão desta instituição de ensino que é promover a formação de indivíduos éticos e sócio-atuantes, bem como após um longo diálogo entre os pais dos alunos dos mais diversos anos, nos sentimos estimulados a escrever esta carta coletiva pois, identificamos neste grupo, um sentimento comum e legítimo.

Tal sentimento veio, principalmente, estimulado por um dos objetivos do grupo Cognita publicado no site da escola, que é justamente “encorajar uma comunicação aberta e efetiva entre as escolas Cognita e os pais”.

Escolhemos a PlayPen como a escola dos nossos filhos. Esta escolha vai muito além de um Contrato de Prestação de Serviços Educacionais entre contratante e contratada que nos foi enviado pela agenda. Firmamos um Contrato Emocional que tem como objeto um amplo projeto de vida.

Uma escola é mais do que um negócio. Pais e alunos são mais do que clientes. Estabelecemos juntos relações para a construção de “um ambiente propício à formação de pessoas autônomas, críticas e participativas, antecipando formas de inserção dos alunos no âmbito das relações sociais, culturais e do trabalho”, capazes de contribuir para a criação de uma sociedade democrática e justa, tal qual está registrado no site da escola, como sendo o seu projeto político pedagógico.

Ao longo dos anos, acompanhamos de perto o crescimento da escola por meio da venda ao grupo inglês COGNITA e a consequente evolução do corpo docente e do projeto político pedagógico. Acreditamos neste projeto e investimos nele anualmente, suportando aumentos de mensalidades quase sempre acima dos índices institucionais porque acreditamos no retorno que tal investimento trará ao futuro dos nossos filhos.

Neste ano, a circular encaminhada aos pais por meio da agenda escolar com o valor da mensalidade do ano de 2016 considerando, supostamente, ajustes necessários para o equilíbrio econômico-financeiro da escola, criou em nós um desconforto indescritível ao informar que algumas mensalidades ficarão de 12% a 26% mais caras.

Ao nosso redor tudo parece estar em desequilíbrio. Desequilíbrio político, financeiro e coletivo. Muitas pessoas estão perdendo seus empregos, muitos negócios estão fechando, muitos planos estão sendo cancelados.

A capa da revista Exame de 14 de outubro de 2015 publicou: 7 DEMISSÕES POR MINUTO – essa é a velocidade do desemprego no Brasil. E o ritmo das demissões vai dobrar. Entre 2015 e 2016, 2 milhões de pessoas vão engrossar as estatísticas dos sem trabalho - Um recorde histórico no Brasil.

Segundo as notícias veiculadas na mídia, este ano a inflação está projetada para fechar em 9,5%. Já o dissídio dos bancários, sindicato mais forte do Brasil, será de 10%. Notem que estes percentuais são muito menores que o reajuste proposto pela escola.

Por tudo isto e, mais uma vez, inspirados pelo posicionamento da COGNITA de encorajar uma comunicação aberta e efetiva entre as escolas Cognita e os pais, nos sentimos estimulados a expressar um desejo comum e pedir a esta diretoria a revisão do aumento da mensalidade escolar proposto para 2016.

Apoiados pela Lei Nº 9.870 e pelo Decreto Nº 3.274, ambos de 1999, gostaríamos que a escola convocasse uma reunião para que pudéssemos conversar de forma aberta sobre estas questões, buscar alternativas e propor novos caminhos.

Acreditamos que este é um momento de desequilíbrio geral. Locadores e locatários, patrões e empregados, fornecedores e clientes parecem estar mais abertos à renegociações em favor da sustentabilidade social.

Aguardamos a avaliação desta diretoria e reforçamos nossa intenção de manter esta parceria por um futuro comum, mais positivo e equilibrado.

Atenciosamente,

Pais da escola Cidade Jardim – PlayPen.