PELO RECONHECIMENTO DO CARIMBÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL

Destinatário: Ministro da Cultura Juca Ferreira e Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN

Nós, abaixo-assinados, cidadãs e cidadãos brasileiros, assumindo e reafirmando a idéia lançada no Seminário Cultural “Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil” e no II Encontro dos Mestres de Carimbó realizados nos dias 16 e 17 de dezembro de 2006 durante o 5º Festival de Carimbó de Santarém Novo, no Estado do Pará, vimos através deste manifestar nossa vontade de ter o Carimbó reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, considerando a importância desta manifestação cultural tradicional como componente essencial na formação e afirmação da identidade do povo brasileiro, amazônida e paraense, em especial nas comunidades do litoral atlântico do Pará onde surgiu e se mantém há mais de dois séculos. Nesse sentido, pedimos também o comprometimento do MINC e do IPHAN com esta iniciativa, em parceria com a SECULT e o Governo do Pará, viabilizando recursos financeiros e técnicos para a realização do Inventário de Referências Culturais do Carimbó com ativa participação das comunidades, passo necessário para o processo do registro.

Para nós, o registro do Carimbó como bem cultural de natureza imaterial significa um importante passo para garantir sua preservação e seu reconhecimento como patrimônio de nossa cultura, elemento essencial e definidor de nossa identidade. O registro se faz necessário diante do acelerado processo de desagregação social e homogeneização cultural que atinge a região amazônica, onde as culturas nativas e tradicionais vem sendo velozmente atropeladas pelos produtos culturais da modernidade capitalista, o que ameaça a diversidade e as identidades próprias dos povos desta região.

Registrar o Carimbó é um processo que exige uma ampla mobilização da sociedade, das instituições públicas e dos atores sociais que estão diretamente envolvidos na manutenção desta manifestação. Por ser um bem cultural presente em diversas localidades, em diferentes contextos, com múltiplos significados, acreditamos que toda essa diversidade deve também estar representada no acompanhamento desse processo, participando efetivamente das discussões, contribuindo no trabalho de pesquisa do inventário, articulando alianças e elaborando propostas em sintonia com as necessidades dos grupos e comunidades carimbozeiras.

Nesse sentido, recomendamos a participação em todas as etapas desse processo da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, iniciativa que integra e articula os segmentos sociais e culturais ligados ao Carimbó paraense em um espaço de cooperação, reflexão e ação coletiva em prol do reconhecimento e valorização dessa tradição cultural popular.