Abaixo-Assinado (#31849):

Pela alteração do projeto que prevê instalação de linhas de alta tensão no Morro Ferrabraz

Destinatário: Eletrosul - Florianopolis

As comunidades rurais de Sapiranga (Rio Grande do Sul), em especial as localidades de Alto Ferrabraz, Bela Hú, Picada Schnneider e Picada Verão, estão preocupadas com a possível instalação de uma linha de rede de alta tensão em fase de estudos pela Eletrosul no projeto LT 525 kV Capivari do Sul – Guaíba 3. A preocupação não é só pelo impacto visual, mas pela possibilidade de danos que a energia eletromagnética gerada pela transmissão possa causar à fauna e aos recursos hídricos da região. Além disso, a instalação pode prejudicar os produtores locais e afetar as atividades ecoturísticas.

Um estudo da ONG Araçá-piranga mostra que o trajeto das linhas de rede atinge áreas importantes para a conservação da natureza e está dentro do Núcleo da Reserva da Biosfera dos Contrafortes do Ferrabraz, protegido por lei.A ONG pede que o projeto seja modificado e sugere a instalação da rede em áreas de ecossistema de campo, áreas degradadas e, em último caso, na divisa entre a zona rural e urbana do município de Sapiranga.

Aqui pedimos, portanto, a alteração do projeto previsto na Portaria nº 253, de 30 de julho de 2015, aprovado pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, e publicado em 31 de julho de 2015 no Diário Oficial da União, página 75.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.