Declaração da Marcha Mundial pelo Clima de Conselheiro Lafaiete – MG

Destinatário: Aos Poderes Legislativos e Executivos Federal, Estadual e Municipal. Aos Conselhos Federais, Estaduais e Municipais, Ao Ministério Público e demais órgãos de defesa, fiscalização e controle social, A toda população de Conselheiro Lafaiete / MG

Nós, abaixo assinados, declaramos que queremos uma Conselheiro Lafaiete voltada totalmente para o desenvolvimento sustentável, seguindo os princípios das cidades saudáveis (OMS/ONU) onde os espaços públicos de recreação, cultura e convivência sejam multiplicados. Que nossos passeios permitam passear, que tenhamos mais sombras, mais bancos e mais árvores nas calçadas e espaços verdes para nós, os pássaros e outros animais.
Queremos um conselho municipal de segurança hídrica para uma política mais corajosa e ousada de promoção ao equilíbrio do ciclo hídrico, preservação de nascentes, lençóis freáticos, cursos d’água, qualidade da água e, principalmente, para que não venhamos a ser vítimas de grandes empresas que querem produzir a falta do acesso para que a água possa ser cada dia mais: rara, cara e engarrafada.
Queremos mais árvores para melhorar o micro clima na área urbana, promovendo sombra e redução da temperatura através da evapotranspiração e que exista uma política seriamente comprometida com os conhecimentos arquitetônicos e urbanísticos, que a arborização seja feita de forma harmônica promovendo adequadamente o plantio de árvores de variados portes; frutíferas, melífluas, floríferas e protetoras da vida animal.
Por fim, nos alinhamos ao grito dos cidadãos planetários, para que possamos juntos reduzir a produção de CO e CO² através de redução de queimadas de pastos e queima de combustíveis fósseis na esperança de que o aumento da temperatura não supere 2ºC e que o CO² volte a ficar abaixo dos 350PPM. Queremos incentivos ao uso de painéis solares, às bikes, aquecedores solares, redução e manejo do lixo e transporte coletivo de qualidade para ajudar nessa luta pelo planeta.
Abaixo assinados: