Manifesto sobre a participação de candidatos a cargos políticos em épocas de eleição nos púlpitos das igrejas evangélicas.

Destinatário: revfelipe@gmail.com

Aproximando-se o período eleitoral em nossos país, reconhecendo a importância da vocação política para o desenvolvimento da nossa nação, nós pastores e líderes de igrejas evangélicas no Brasil afirmamos que:

- Percebemos que alguns candidatos a cargos políticos são tomadas por uma inexplicável vontade de participar dos cultos das nossas igrejas evangélicas. Estranhamos que esse desejo se dê apenas nos anos pares do nosso calendário e por isso informamos aos candidatos que os cultos dominicais acontecem também nos anos ímpares nas nossas igrejas.

- Confessamos nossa ignorância quando somos informados por meio de um assessor, amigo, militante ou bilhetinho que o referido candidato gostaria de dar uma palavra de saudação à igreja já que o normalmente o pedido acontece no meio do culto e o mesmo já começou. De fato não conseguimos compreender já que há muitas pessoas na igreja e se cada uma delas fosse dar uma palavra de saudação, nossos cultos seriam muito longos por isso preferimos que isso não seja feito por ninguém a não ser o pastor.

- Notamos que os candidatos pedem para serem citados no culto e identificados como políticos ou aspirantes ao cargo. Entendemos que a identificação deve fazer parte da percepção de sua nobre vocação, mas mais uma vez esbarramos na questão do tempo do culto. Seria inviável citar nominalmente a todos os presentes juntamente com sua profissão ou curso de graduação. Além disso, não vemos muito sentido que em todos os domingos apresentemos todos os presentes no culto.

- Sempre que solicitados iremos orar pelos candidatos. Na maioria das igrejas há um livro de oração ou uma urna para serem colocados os pedidos de oração. Se por insistência o candidato quiser que essa oração seja feita pelo pastor, solicitamos uma pequena espera pelo término da fila dos cumprimentos. Teremos prazer de interceder ao final das atividades.

- Pedidos para pregar em nossas igrejas não são muito bem vistos por nós. Nos sentimos constrangidos como quando alguém se convida para uma festa. Mas se realmente há um senso de que há uma mensagem divina a ser pregada com urgência, por favor, nos dê tempo para orar por isso e também discernimos essa ordem vinda de Deus. Se não incomodar, a título de ajuda, nos envie o esboço do sermão por email. Isso poderá nos ajudar a entender se essa é a vontade de Deus.

- Não é prática de nossas igrejas que impressos de serviços, promoções, encartes de supermercado, bilhetes de loteria, cartões de visita ou "santinhos" de campanha. sejam distribuídos em nossa propriedade. Distribuímos os boletins da igreja e programações especiais da mesma. Por favor não insista com isso pois tratamos todos com isonomia e nenhum membro tem autorização de panfletar na igreja seu negócio, muito menos um nobre convidado. Não temos como impedir que isso seja feito em frente a igreja, mas gostaríamos de informar que isso não nos deixa feliz.

No mais, reafirmamos a liberdade dos membros em votarem em quem escolherem e que estamos em constante oração pelas autoridades e por todos que pretendem servir o povo na esfera pública.

Gratos