Direito Civil - Contratos

Destinatário: Alunos do 5º sem. E

Prezados colegas de sala,

Passado o primeiro mês do semestre letivo, fui procurado por vários alunos, para falar sobre a insatisfação da turma com a metodologia de ensino da professora de Direito Civil - Contratos. Entre as críticas, foram as mais frequentes: (i) a falta de aulas expositivas; (ii) o excesso de trabalhos, como os controles, o portfólio de contratos e a apresentação dos contratos em espécie; e (iii) o foco excessivo no Direito do Consumidor, especialmente nos contratos de plano de saúde, e o desvio do foco na dogmática tradicional do Direito Civil contratual.

Foram tomadas algumas providências. Em um primeiro momento, conversamos com a professora, em sala, pedindo para que fosse adotada a metodologia de ensino tradicional - aulas expositivas, avaliações por provas, maior foco na dogmática do Direito Civil contratual. Houve resistência da professora em mudar a metodologia, motivo pelo qual procurei a coordenação do curso, a pedido dos colegas. A coordenação conversou com a professora, que se comprometeu a dar mais aulas expositivas. Porém, a insatisfação da turma continua, devido aos outros dois motivos: "(ii) o excesso de trabalhos, como os controles, o portfólio de contratos e a apresentação dos contratos em espécie; e (iii) o foco excessivo no Direito do Consumidor, especialmente nos contratos de plano de saúde, e o desvio do foco na dogmática tradicional do Direito Civil contratual".

Desse modo, alguns colegas preferiram sair da turma, enquanto outros pediram para que fosse feito um abaixo assinado, para que trocassem a professora ou, no mínimo, que seja mudada a metodologia, no que diz respeito aos dois pontos de insatisfação descritos. Portanto, esse abaixo assinado se destina a esses dois objetivos: troca de professor ou troca da metodologia.