UFTM PELA DEMOCRACIA.

Destinatário: publico

No romance Grande sertão: veredas, obra-prima do mineiro João Guimarães Rosa, o protagonista Riobaldo repete várias vezes: “Viver é muito perigoso”. A resposta a essa constatação que ele tira de suas experiências andando pelos sertões de um Brasil repleto de jagunços, coronéis todo-poderosos e políticos corruptos, pode ser encontrada em uma frase que lhe é dita por Diadorim, seu companheiro de vida e viagens: “Carece de ter muita coragem...”
Nos dias que correm, o brasileiro carece de ter muita coragem, pois sua tão jovem democracia corre muitos perigos. É portanto, com muita coragem que nós, docentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, nos manifestamos nos seguintes termos:
A corrupção na política brasileira nasceu com o próprio país e precisa ser combatida por todos os meios, todos os dias.
Ao contrário do que muito se fala hoje em dia, a corrupção, entretanto, não é o maior problema do Brasil: este é, desde sempre, a desigualdade. A pobreza, a falta de oportunidades para todos, os imensos problemas dos serviços públicos de saúde e educação, as escandalosas disparidades nos níveis de renda, o desemprego e tantas outras questões angustiantes são filhas e mães da desigualdade e irmãs maiores da corrupção.
No momento presente, em nome do combate à corrupção, os mesmos grupos que, há 500 anos, lucram com a desigualdade, decidiram usar de todos os meios para impedir a criação e ou a manutenção de oportunidades para se atacar o problema central da desigualdade. Entre estes meios, estão o impeachment de uma presidente da República que ninguém prova ter cometido crime de responsabilidade, tal como exigido pela Constituição. Outro, a utilização do aparelho de estado para cometer atos à margem das leis, como a perseguição de inimigos políticos, o grampeamento clandestino de seus telefones, a intimidação de quem não aceita a imposição de uma ditadura policial-midiática-jurídica. Outro, a desvalorização, em todos os sentidos, da maior empresa brasileira, a Petrobras, depositária de um imenso tesouro cobiçado pelos inimigos externos e internos do projeto de um Brasil desenvolvido e democrático.
Diante desse quadro, em que se destaca o papel antidemocrático dos meios de comunicação, dispostos a todo tipo de manipulação para servir aos senhores do dinheiro, nós, docentes da UFTM, comprometidos com a democracia e a construção de uma universidade verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade, assim nos manifestamos:
Pela obediência estrita à Constituição Cidadã, promulgada em 1988 depois de uma tenaz luta pela recuperação da democracia no Brasil!
Pela investigação imparcial de todos os casos de corrupção em todos os níveis de governo!
Pela democratização dos meios de comunicação, que devem servir aos interesses nacionais, não aos da plutocracia que abusa de concessões públicas!
Pela Justiça, pela Democracia, pela Liberdade e pela Igualdade de todos os brasileiros diante da lei!