Pontos de ônibus - Rodoviária de Salvador

Destinatário: Prefeito da cidade do Salvador

Salvador, 8 de abril de 2016.

V. Exa. Sr. Prefeito
Antônio Carlos Magalhães Neto
Prefeito do Município do Salvador

Nós, abaixo-assinados, cidadãos de Salvador e Região Metropolitana de Salvador, das mais variadas funções, como estudantes, comerciários, etc., vimos requerer de V.S.ª que:

- Que os transportes públicos da Região Metropolitana de Salvador (Lauro de Freitas, Camaçarí, Dias D’Ávila, Monte Gordo e adjacências) voltem a ter paradas próximo às passarelas do Shopping Salvador e, principalmente, na Rodoviária.

pelos seguintes motivos:

- Os novos pontos para parada de ônibus estão localizados exclusivamente entre o Shopping Salvador e a Madeireira Brotas (próximo às construções da Igreja Assembleia de Deus, local totalmente ermo e perigoso) e no Detran;

- Não há novos pontos de parada de ônibus próximo a locais essenciais para sociedade, visto que, do ponto da Advocacia Geral da União (Imbuí), tem-se como próximo ponto, justamente o primeiro citado acima, sendo o seguinte tão somente o Detran;

- Toda a população que utiliza os ônibus da Região Metropolitana de Salvador e viaja pela Rodoviária precisa andar muito com seus pertences por locais ermos, ou pagar um novo transporte, gerando custos excessivos e desnecessários;

- Trabalhadores dos Shoppings e outros comércios estão tendo muito mais trabalho e desgaste para poder exercer as atividades que garantem a subsistência;

- A crise que assola o país certamente se agravará com a manutenção destas novas paradas de transportes públicos, haja vista que a sociedade pode deixar de frequentar os locais mais conhecidos para lazer, gerando menor circulação do dinheiro e, consequentemente, queda no faturamento das empresas e demissões, como já vem acontecendo;

- As novas paradas de transporte são em locais sem um mínimo de segurança, podendo ter cidadãos sendo assaltados constantemente;

- As novas localizações de paradas de ônibus estão localizadas em roteiros de alto fluxo de veículos automotores, podendo gerar acidentes;

- A Rodoviária continua em atividade e os cidadãos precisam desta parada de ônibus;

- Os cidadãos podem se organizar para realizar protestos que parariam aquela região, gerando transtornos para os que trabalham em outras localidades, desde que os protestos sejam pacíficos e organizado.

Em razão disso, solicitamos de V. Exa. o máximo empenho para solucionar esta situação com a maior brevidade.