Manifesto de professores e funcionários da Escola de Engenharia da UFMG

Destinatário: estevam.lascasas@gmail.com

Nós, professores e servidores técnicos e administrativos da Escola de Engenharia abaixo assinados, vimos a público manifestar nossa indignação quanto ao processo em curso no país de deposição, via golpe institucional, do atual governo, eleito por maioria dos votos nas últimas eleições. No espetáculo dantesco com o qual nos deparamos na votação pela admissibilidade do impedimento, assistimos ao que talvez tenha sido o ponto sem retorno de um processo no qual uma Câmara dos Deputados, em sua maioria implicados em processos de diversas naturezas, com base em argumentos em nada pertinentes ao processo em tramitação e insuflados por uma mídia controlada por um grupo de famílias cujo número cabe em uma mão, decide dar andamento ao processo sob acusações inconsistentes contra uma presidente legítima, eleita democraticamente e reconhecidamente honesta. Conduzido por um presidente da Câmara que manobra para escapar de julgamento e admitidamente “beneficiário” de contas no exterior com recursos de origem desconhecida, o espetáculo da votação causou vergonha aos brasileiros por sua falta de consistência, gerando inclusive manifestações internacionais de reprovação.
Acreditamos que as divergências políticas devem ser trazidas à luz, que nossos representantes devem ser eleitos democraticamente com base em suas propostas, e que o recurso ao impedimento seja medida extrema e com respaldo em crimes de responsabilidade e não práticas administrativas utilizadas desde sempre em todos os níveis de governo, oportunisticamente criminalizados apenas neste caso.
Já existem claras evidências do propósito de se interromper todas as investigações que, até agora sem óbice de nenhuma espécie por parte do Executivo, implicam o grupo que pretende se apoderar do poder. A falta de legitimidade do eventual novo governo, que não foi eleito e tem o repúdio da maior parte da população, constituirá em ruptura clara da ordem constitucional, ameaçando conquistas sociais e econômicas recentes. A precarização dos direitos trabalhistas, o arrocho dirigido às classes populares, a primazia do empresariado na definição de políticas públicas são pontos evidentes de sua plataforma de governo. Particularmente tememos também pela Universidade Pública, o possível sucateamento das estruturas de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo, mesmo que de forma ainda insuficiente, reconstituídas e aprimoradas nos últimos treze anos, e a proposta de ensino pago, em um momento em que as políticas de inclusão se fazem mais presentes e alteram positivamente o perfil socioeconômico de nossos estudantes. O duro golpe no estado de direito, bem como suas repercussões simbólicas e institucionais para as gerações futuras, é motivo de forte repúdio e preocupação.