Manifesto Pontos de Cultura- RJ/ES, pelo estado democrático e estado de direitos!

Destinatário: Presidenta da República

Manifesto do Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro contra o Golpe, a favor da democracia e do estado de direito!

O Programa Cultura Viva, que virou lei no seu 10 º aniversário, é resultado de lutas e de conquistas que começaram no Governo Popular, sob o ministério de Gilberto Gil, do então Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a estratégia foi o reconhecimento daqueles/as produtores/as de arte e cultura que muitas vezes, nem sabiam de sua importância para sua comunidade e país, democratizar e valorizar a produção e a fruição... seguindo este fluxo chegamos a mais de 5000 Pontos de Cultura em todo território nacional, o que era para poucos, para elite, virou o dia a dia de muitos/as. À luz dos dos fatos e eminência de um golpe em curso no Brasil, a Rede de aproximadamente 300 Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, vem por meio desse manifesto abaixo-assinado demonstrar claro posicionamento contra o Golpe, pela democracia e pelo estado de direito, confirmando assim o legado do programa Lei Cultura Viva, por mais direitos , justiça social e democracia! Juntos somos mais!
Este posicionamento visa o reconhecimento do sucesso e eficácia do programa que virou a lei Cultura Viva, sendo fundamental, pois é um dos vetores que vem contribuindo com a erradicação da pobreza, da fome, da miséria material e cognitiva, abrindo possibilidades de outras estratégias de vida, para além do consumismo e a exploração. Ampliando os fazeres e saberes culturais de nossos artistas, grupos artísticos, coletivos e movimentos culturais de todo o país. Democratizando os acessos aos meios culturais de forma igualitária e revolucionária a toda população brasileira , tão alijada dos bens culturais e artísticos de nossa nação.
Nós , Pontos de Cultura em favor da democracia e estado de direito, contra o golpe, abaixo-assinamos o Manifesto, com a certeza de que o Brasil avançará em sua democracia e igualdade social.