Permanência de Médicos da Fibrose Cística no HCPA

Destinatário: Secretário Estadual de Saúde Dr. João Gabardo dos Reis

A AMUCORS (Associação de Apoio a Portadores de Mucoviscidose-Fibrose Cística do RS) vem junto a este abaixo assinado solicitar a permanência dos médicos Dr. Paulo Dalcin (Pneumologia Adultos) e Dr. Cláudio Ricachinewski (Pneumologia Infantil) pela importância destes profissionais no manejo e cuidados com os pacientes de Mucoviscidose- Fibrose Cística.
O HCPA sempre foi referência no tratamento desta grave doença genética. Muitos centros de tratamento no Brasil no decorrer dos anos não conseguiram manter uma equipe de qualidade, de profissionalismo e de tamanho esforço e dedicação junto a esses pacientes.
Considerando a importância de Dr. Paulo Dalcin na equipe de adultos, visto que formou uma equipe de trabalho reconhecida internacionalmente no atendimento ao paciente adulto e que possui uma dinâmica de atendimento com cuidados essenciais no manejo da Fibrose Cística, torna-se de difícil compreensão o seu remanejamento e afastamento deste serviço que de acordo com o expediente: 1486-2000/16-5 - MEMO Nº 12/16 de sua ficha funcional houve a sua remoção para o Hospital Sanatório Partenon a contar de 01/01/2016.
O Dr. Cláudio Ricachinewski da equipe de pneumologia infantil possui uma vasta experiência neste grupo e com vasta formação em Fibrose Cística.
Considerando que os aspectos psicossociais destes pacientes com suas equipes se torna a partir de então fragilizados por essa decisão que sem dúvidas desestruturará o que se considera referencial.
A Fibrose cística possui um excedente de novos diagnósticos, aumentando desta forma o número de casos a serem tratados. Além disso, a sobrevida tem aumentado graças a esses profissionais altamente qualificados e ao tratamento precoce. Cada vez mais se torna evidente o aumento de profissionais que possam atender essa demanda, sendo desta forma incompatível ações que possam desestabilizar o que é amplamente considerado por todos como da mais alta complexidade e com a qualidade que se tem hoje com essas equipes e profissionais.
Considerando ainda que a formação na Fibrose Cística demandará tempo para qualificação de outros profissionais e que estes já o possuem, novamente se torna contraditório o direcionamento dos mesmos a outros setores que talvez nem sequer se utilizem dessa ampla capacitação.
Desta forma, na representação de pais, familiares e pacientes, buscamos que mantenha esses profissionais em seus serviços junto ao HCPA.