Contra o Voto do Sindicato

Destinatário: Funcionários Metalurgicos

Esse abaixo-assinado é um símbolo para reivindicar uma votação legítima sobre o reajuste salarial 2016/2017 da classe metalúrgica de Joinville.
Conforme testemunhos o resultado apresentado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville (filiado a CUT) não condiz com o verdadeiro resultado da assembléia.

No dia 21/05/2016 as 09:00 da manhã, houve a votação em que estava em pauta o reajuste salarial na sede do sindicato laboral para o período 2016/2017.
A proposta que estava em votação a proposta abaixo :

• Reajuste salarial de 5,00% a partir de 01 de abril de 2016, aplicando sobre os salários vigentes em 31 de março de 2016, até o limite de R$ 6.300,00 por mês. Para valores acima deste limite, será aplicado o valor fixo de R$ 315,00 de reajuste;

• Reajuste salarial de 2,50% a partir de 01 de novembro de 2016, aplicando sobre os salários vigentes em 31 de março de 2016, até o limite de R$ 6.300,00 por mês. Para valores acima deste limite, será aplicado o valor fixo de R$ 157,50 de reajuste;

• Abono único e exclusivo de R$ 1.250,00, pago em uma única parcela mediante fechamento da Convenção Coletiva do Trabalho, no dia 25 de maio para empresas com mais de 1.000 empregados. Para empresas entre 150 e 1.000 empregados, este abono será pago em 2 parcelas na folha de maio e julho. Para empresas com menos de 150 empregados, este abono será pago em 4 parcelas nas folhas de maio, julho, setembro e novembro. Empresas que não possuírem condições econômicas / financeiras, deverão tratar com o sindicato laboral com suporte do sindicato laboral.

O voto SIM seria para a aprovação da proposta e o NÃO seria para a reprovação.
Antes da votação o presidente do sindicato laboral se pronunciou informando que a direção do sindicato era contra a proposta apresentada, o que já caracteriza coesão.
O resultado do voto seria na opção que tivesse mais braços erguidos na assembléia (o que faz com que o resultado não tenha legitimidade).
Conforme inúmeras testemunhas o maior número de braços erguidos foi para a opção SIM, onde seria aprovada a proposta colocada em pauta. Aos berros a minoria votou NÃO e foi a opção NÃO que foi colocado como resultado da votação.

Esse abaixo-assinado tem como objetivo reivindicar uma votação com contagem justa e legítima, que seja feita por sédulas, com votos em cada empresa, e a contagem seja em uma assembléia na presença de representantes de todas as empresa. Essa proposta está sendo aclamada por todos nas páginas das redes sociais do sindicato laboral.