Abaixo-Assinado (#33611):

Modalidade no Ramo Pioneiro

Destinatário: Camila da Silva Slavov

"Manifesto Pioneiros do Mar

Usamos uniformes brancos ou mesclas, fazemos atividades náuticas, remamos, velejamos, mergulhamos, exercemos o Servir em comunidades de pescadores, ensinamos lobinhos a segurar um remo, escoteiros a entrar e sair de caiaques, seniores a construir suas próprias embarcações. Pertencemos a Grupos Escoteiros do Mar. Somos pioneiros por opção, como diz a canção. Fomos escoteiros do mar, seniores do mar, mas não somos considerados pioneiros do mar, simplesmente porque foi-nos dito que o ramo Pioneiro não tem modalidade.
Uma das alegações para o ramo Lobinho não ter modalidade é que há um pano de fundo, o Livro da Jângal e a nosso favor, temos ainda o argumento que o ramo Pioneiro não possui mística regulamentada. Entretanto, principalmente para não dividir os grupos escoteiros, achamos justa a defesa de que o ramo Lobinho também tenha modalidade, assim como que haja lobinhos e pioneiros do Ar. Apenas nessa fase desse projeto, decidimos nos ater àquilo que vivenciamos e temos conhecimento: o Ramo Pioneiro e a Modalidade do Mar.
Perguntamos aos nossos mestres o porquê dessa exclusão das modalidades em nosso ramo. Nossos mestres procuraram informações com seus mestres. Pesquisamos na literatura nacional e internacional. Descobrimos, inclusive, que projeto similar surgiu em 1979, no Rio de Janeiro, a época que era discutida uma atualização do POR. Eles naufragaram, mas nós esperamos atravessar essa tormenta.
Reviramos o programa do Ramo em busca de conflitos que impeçam o exercício da modalidade. Não encontramos nada que nos convencesse disso. A modalidade não impede que tenhamos um projeto para nossas vidas. Pelo contrário, a vida náutica é mais uma ferramenta para que tenhamos organização, objetivos e metas. Ouvimos com amor o conselho “Pegue sua canoa e reme”, mas literalmente nos sentimos privados disso. Não queremos modificar a metodologia do Ramo Pioneiro nem desunir essa linda fraternidade que amamos fazer parte, mas se for preciso, aceitamos a inserção de habilidades da modalidade entre nossas etapas, dentro das competências já adotadas no programa. Além de participar de Interclãs, Mutirões e Congressos, queremos poder ir a Ajuris do Mar e Jogos Navais como membros juvenis.
Logo mais, parte de nós vai remar nos mares da vida longe do Escotismo, levando no coração tudo que por aqui aprendemos. Mas parte de nós será Chefes Escoteiros do Mar. Não queremos essa lacuna em nossa Formação, não queremos mais essa sensação de “não pertencer” à nossa modalidade.
Foi o próprio Baden-Powell quem escreveu “Escotismo do Mar para Rapazes”. Também foi ele quem idealizou o programa dos Roovers. Esses ideais podem muito bem seguir juntos em harmonia. Que os Bons Ventos nos ajudem a disseminar essa ideia. Somos pioneiros do mar e queremos ser reconhecidos como tais.
Pela Modalidade no Ramo, pedimos o apoio dos irmãos pioneiros da Região São Paulo.

São Paulo, 14 de maio de 2015.

Servir!
Clã Pioneiro Scorpius – 13º. Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso – Santos
Clã Pioneiro Quebra Mar – 175º Grupo Escoteiro do Mar Albatroz – Cubatão"

Para dar continuidade no projeto de retorno das Modalidades no Ramo Pioneiro, iniciado no Congresso Regional Pioneiro desde ano na Região de São Paulo, pedimos aos Pioneiros de todo Brasil, que apoiam esse projeto, a assinarem o abaixo assinado que será encaminhado ao CAN.
Ao assinar, favor deixar o nome, número de registro da UEB e numeral do grupo.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.