Convocação imediata de TODO o Cadastro Reserva dos professores efetivos de Fortaleza, já!

Destinatário: Roberto Cláudio, Prefeito de Fortaleza

CARTA ABERTA DOS INTEGRANTES DO CADASTRO DE RESERVA DO ÚLTIMO CONCURSO PARA PROFESSORES EFETIVOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, EDITAL 50/2015, AO FORTALEZENSES.

QUEM SOMOS? O QUE QUEREMOS? COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA CAUSA?

Somos um grupo de 318 professores oriundos do último concurso para professores efetivos do município de Fortaleza - edital 50/2015 – e, atualmente, compomos o Cadastro de Reserva. Como aprovados no certame, já fomos devidamente homologados, fato comprovado pelo Diário Oficial do Município (DOM), de 16 de dezembro de 2015, e buscamos simplesmente nossa convocação.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma não existir carências efetivas no sistema educacional de Fortaleza, não sendo necessária a nossa convocação imediata. Contudo, em um universo de mais de 200 mil alunos, com uma rede de escolas que ultrapassaria 400 estabelecimentos educacionais e com previsão de ampliação para 2017, além de um grupo de aproximadamente nove mil professores, cuja parcela considerável está afastada das salas de aulas (readaptados), é fácil perceber que essa é uma informação falaciosa, inverídica e que não se sustenta ante os fatos.

Como indícios, ao longo do primeiro semestre de 2016, observamos que a SME renovou, prorrogou, convocou e realizou processo seletivo de professores temporários (edital 14/2016), assumindo assim UMA POLÍTICA DE TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA em detrimento da efetivação de profissionais concursados da área.

Para além desses fatos, encontramos, em uma breve análise dos DOM dos meses de abril a julho de 2016, 73 aposentadorias, 27 remoções para ETIs, 16 exonerações, 31 reduções de carga horária e sete demissões. Ou seja, 154 educadores a menos na rede de ensino. Isso em apenas quatro meses, quer dizer, há muita carência, já que este foi o único concurso destinado a vagas efetivas na atual gestão. Outrossim, destacamos a forma irregular de suplementação dos professores recém-ingressos assumida pela SME, visto que muitos desses estão assumindo áreas que não a sua específica (neste item, conferir os DOM dos dias 29/07/2016 e 12/08/2016), além de ferir o edital 50/2015.

Somos profissionais de educação, pais e mães que buscam unicamente a convocação para o concurso no qual fomos aprovados. Por isso, contamos com o apoio de TODOS, seja de forma direta, seja na divulgação da nossa causa. VOCÊ PODE NOS AJUDAR assinando este abaixo-assinado! Com sua assistência, conseguiremos evidenciar a necessidade de mais profissionais efetivos na rede municipal.

O abaixo-assinado será enviado ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, por uma comissão formada entre os integrantes do Cadastro de Reserva, no início de novembro de 2016.