Carta ao Colegio Marista

Diretor Geral José Leão da Cunha Filho

Diretora Educacional Cláudia Regina Princhak Teixeira

Prezados,

Somos pais que gostam e se preocupam com a escola e que acreditam no trabalho em parceria entre famílias e educadores. Ao longo do último ano o Colégio Marista da asa sul vem experimentando mudanças significativas, com a saída de muitos alunos, troca da Direção e, especialmente, com mudanças no processo pedagógico que visam melhorar o ensino. Estamos todos envolvidos e aprendendo com este processo. Neste espírito e considerando o contexto da profunda crise econômica que atinge o país, nos dirigimos à direção com vistas a levar algumas ponderações e reflexões e, ao final, fazer algumas reivindicações.
A crise que atinge o país, sem precedentes recentes, vem provocando mudanças profundas na situação econômico-financeira de grande parte das famílias brasileiras, principalmente em razão do elevado desemprego e da redução do poder de compra. A atividade econômica praticamente parou em boa parte dos setores, resultando no fechamento de indústrias e estabelecimentos, muitos deles tradicionais. As famílias, premidas pela situação, buscam alternativas para manter seu padrão de vida, economizando como podem. Em razão disso, percebe-se, nos diversos segmentos econômicos, predisposição para negociar e buscar acomodações que sejam boas para todos, de forma a possibilitar a continuidade da atividade, sem a perda de clientes, especialmente daqueles antigos que participaram e participam da história e do engrandecimento da instituição.
Os pais, servidores públicos ou não, receberam reajustes nos últimos cinco anos que, de maneira geral, sequer cobriram a inflação.
A situação fica ainda mais complicada para as famílias que têm dois ou mais filhos. Muitas famílias já se encontram quase no limite de sua capacidade de pagamento. A falta de uma política da escola que contemple desconto para o segundo filho tem sido muito sentida e comentada pelas famílias.
Propiciar uma educação de qualidade para os filhos não tem sido uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que buscam mais do que um bom ensino. Valorização e envolvimento da família, transmissão de valores, formação cristã e construção de cidadãos éticos, são algumas das questões que prezamos e consideramos essenciais. Assim, a opção pelo Marista vai muito além do aspecto do nível de ensino ou da qualidade da sua infraestrutura, que também são importantes. Acreditamos e apostamos na escola.
O Colégio Marista recém informou os valores das anuidades escolares para o ano letivo de 2017, contemplando reajustes de 10,7% no Ensino Fundamental I (de R$ 1.552 para R$ 1.718) e de 12% no Ensino Fundamental II (de R$ 1.670 para R$ 1.870), em relação a 2016. Os valores desses reajustes estão acima da inflação prevista para 2016, de 7,3%, e também acima da inflação prevista para 2017, de 5,5%.
Os reajustes praticados nos últimos anos foram superiores às inflações dos períodos respectivos, conforme ilustrado abaixo:

Período letivo Índice de reajuste Inflação Observações
2016 12,06% 2015 (10,53% FGV) Em ambas as faixas educacionais
2015 9,49% 2014 (6,87% FGV) Em ambas as faixas educacionais

Outro aspecto a considerar é que os valores atuais das mensalidades do Marista da asa sul são comparáveis às escolas mais caras de Brasília, acima da média de diversas escolas de ótimo nível. Apenas como exemplo, podemos citar o caso do Marista da asa norte, o João Paulo II, cujas mensalidades são bastante inferiores. Além disso, as mensalidades de colégios Maristas de diversos outros estados também são inferiores aos praticados pelo Marista de Brasília da asa sul.
Diante do exposto, considerando os valores e crenças defendidos pela instituição Marista, a sua missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, a formação cristã de seus dirigentes e tendo certeza da disposição da escola em ouvir os pais e buscar alternativas para atender às suas necessidades e angústias em um momento difícil e delicado do país, vimos apresentar as reinvindicações abaixo relacionadas:

a. Revisão e reconsideração do percentual de reajuste das mensalidades para o exercício de 2017; e
b. Adoção de política de concessão de desconto para o segundo filho na escola.

Certos de que seremos atendidos, nos colocamos à disposição para dialogar.

Atenciosamente,

Pais e mães de alunos Marista, abaixo assinados:

Fontes: