Abaixo assinado para alteração na ciclofaixa João Gualberto.

Destinatário: À Prefeitura de Curitiba, Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (SETRAN) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Viemos através deste abaixo assinado requisitar mudanças imediatas na ciclofaixa localizada na Rua João Gualberto, do trecho entre a Rua Maria Clara e a Rua Luiz Leão. O referido trecho encontra‐se à esquerda da via de tráfego de trânsito convencional e, em uma parte do trecho, encontra‐se à esquerda de estacionamentos de veículos.
O motivo da mudança é o risco em que os ciclistas que utilizam a estrutura são submetidos ao utilizá‐la. Ao trafegar junto ao lado de desembarque dos veículos estacionados é necessário que haja uma distância segura para o desembarque do motorista e trânsito do ciclista, o que certamente não ocorre neste trecho. Diversas vezes ao dia acidentes quase ocorrem no local e só são evitados graças ao rápido reflexo dos ciclistas. Sendo assim, é apenas uma questão de tempo até que um acidente realmente grave ocorra no local. Levando em consideração que acidentes de pequena e média gravidade já ocorreram, apenas não são registrados como queixa. Ainda, acidentes fatais já ocorreram com ciclistas envolvendo abertura de portas de carro, como registrado em Vitória – ES. Como pode ser visto no link da matéria no G1, http://tinyurl.com/jxotwpq .
O sugerido pelos que assinam é que a estrutura seja posicionada à direita da pista e o estacionamento novamente seja alocado para junto á calçada. Entendendo que medidas como campanha de conscientização de motoristas e placas de aviso não são uma solução definitiva para o problema.
A estrutura viária não deve deixar margem para que ocorram acidentes, estes devem ser evitados ao máximo com uma estrutura que proteja o usuário. Ainda, a bicicleta é um modal utilizado diariamente pela população de Curitiba e possui grande potencial para a resolução dos problemas de transporte na cidade. Ao induzir acidentes em estruturas cicloviárias, induz se também a redução do uso deste modal.

Imagem do trecho supracitado: