DIGA NÃO À EXTINÇÃO DA MINEROPAR - SERVIÇO GEOLÓGICO DO PARANÁ

Destinatário: Luiz Claudio Romanelli (Líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná); Valdir Luiz Rossoni (Chefe da Casa Civil do Paraná); Mauro Ricardo Machado Costa (Secretário de Estado da Fazenda); Cyllêneo Pessoa Pereira Junior (Secretário do Planejamento e

MANIFESTO EM DEFESA À MINEROPAR

Tendo em vista as manobras do Governo do Estado que ameaçam a autonomia e a continuidade das atividades do Serviço Geológico do Paraná - MINEROPAR, torna-se público:

Estudantes e profissionais de Geologia e demais apoiadores que assinam esta carta repudiam veementemente qualquer ação que venha a comprometer o funcionamento da entidade em questão, frisando-se aqui o seu relevante papel científico e social frente à população e território paranaense.

É importante salientar: 1) a importância dos serviços geológicos para a gestão eficiente de um território, executando levantamentos geológicos e geotécnicos para fins de planejamento; 2) o notável apoio da MINEROPAR às ações da Defesa Civil na identificação de potenciais áreas de risco e mitigação de desastres naturais, como nos deslizamentos na Serra do Mar em 2011, e no subsídio ao Instituto Ambiental do Paraná - IAP, no que concerne à elaboração de pareceres técnicos em processos de Licenciamento Ambiental; 3) a valorosa produção científica e de recursos humanos da instituição, a qual, para os estudantes de Geologia, se faz uma preciosa oportunidade na atualidade; 4) a impecável atuação do órgão na divulgação das Geociências através do Museu Orville Derby, o qual atingiu, apenas de maio de 2015 a junho de 2016, mais de 14.000 pessoas das mais variadas localidades do Estado, principalmente estudantes do ensino básico.

Na conjuntura sócio-política atual, a extinção da MINEROPAR representa um retrocesso, observada a iminência da perda da memória e do acervo técnico da instituição. Nosso subsolo, suas riquezas minerais, petróleo, gás e água, pertencem à União e representam nossa soberania e cidadania. A extinção da MINEROPAR toca fortemente nessas questões e simboliza um golpe em nossas consciências e em nosso espírito cidadão.

Nós, estudantes e profissionais de Geologia e apoiadores, enfatizamos a necessidade do fortalecimento deste órgão frente à vital importância social e implicações diretas no embasamento das atividades em agricultura, recursos hídricos, indústria mineral e no planejamento e ocupação do território paranaense. Destacamos também a imprescindibilidade da abertura ao debate de qualquer proposta que vise à reestruturação de instituições públicas deste porte.