Abaixo-Assinado (#34161):

Não ao cancelamento da AV3

Destinatário: psico.uni9@outlook.com

A avaliação está voltada para a função de classificação, apresentando assim, um lado negativo, pois os alunos que não alcançam a média estipulada são julgados injustamente pelos colegas de classe, professores e instituição, ocasionando muitas vezes a evasão escolar.
De acordo com Luckesi (2006), a avaliação praticada na escola é sinônimo da avaliação da culpa. As notas são usadas como índices de classificação de alunos, onde os desempenhos são comparados entre si, e não possuem as perspectivas reais que se deseja alcançar.
O que significa em termos de avaliação um aluno ter obtido nota 5,0 ou média 5,0? E o que tirou 4,0? O primeiro, na maioria das escolas está aprovado, enquanto o segundo, reprovado. O que o primeiro sabe é considerado suficiente. Suficiente para quê? E o que ele não sabe? O que ele deixou de “saber” não pode ser mais importante do que o que ele “sabe”? E o que o aluno que tirou 4,0 “sabe” não pode ser mais importante do que aquilo que não “sabe”? (SMOLE, 2008, p.1).
Luckesi (2006) afirma que, quando o professor propõe uma atividade a seus alunos e observa que estes não conseguem obter o resultado esperado, o educador deve conversar com o educando e verificar o porquê desse erro e como foi cometido. Esse autor ainda ressalta que, na maioria das vezes, é freqüente o aluno dizer que só depois da avaliação, ele percebeu o que era para ser feito, ou seja, o erro conscientemente elaborado, impossibilita o avanço.
Sintetizando o que foi dito, ao contrário o que muitas pessoas pensam (alunos, pais e professores) o erro, quando trabalhado de maneira correta, significa para o processo de ensino-aprendizagem um fator positivo. Esteban (1999) refere-se ao erro como um processo de construção de conhecimento e avaliar é estar sempre fazendo questionamentos é questionar-se.
http://www.partes.com.br/educacao/avaliacaoaprendizagem.aspçp
Baseando-se nas situações acima é que nós, alunos da instituição UNINOVE, viemos expor nossa insatisfação a respeito da situação que nos foi colocada sem ao menos sermos consultados, sendo nós os únicos diretamente prejudicados por tais ações.
Temos ciência da importância coletiva e não individual da AV3 e relatamos que a sua retirada afetará de forma agressiva principalmente o cálculo da média, em que antes era anulada a menor nota e calculada a média sobre as duas restantes, propiciando assim, a continuidade do aluno na instituição e a busca por resultados cada vez melhores.
Acreditamos como futuros profissionais de psicologia, que as avaliações não devem ser elaboradas da maneira que está sendo colocada pela Reitoria. Para isso, pedimos um posicionamento consistente que possa ser discutido e avaliado por quem realmente é afetado pelas decisões desse sistema que a instituição está implementando. Solicitamos ações sensatas baseadas no diálogo com os representantes, para escolher a melhor maneira de colocar em prática, as ações escolares que acrescentem na nossa formação profissional e não que nos classifiquem entre melhores e piores através dos números.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.