EM DEFESA DA 1ª HORTA COMUNITÁRIA DE BERTIOGA

Destinatário: Diretoria de operações ambientais e Prefeitura de Bertioga

O coletivo de permacultura de Bertioga vem desenvolvendo um projeto de revitalizar ambientes abandonados pela cidade tornando-os produtivos para a comunidade, construindo hortas e plantando arvores frutiferas.
Em nosso primeiro projeto pegamos uma rua sem saida (Henrique Montez) abandonada há no minimo 20 anos, acumulando entulho, lixo e todo tipo de coisa que os moradores jogavam, inclusive agua das pias que ainda caem direto no solo, há cerca de 5 meses começamos o trabalho, retiramos o entulho, o lixo e iniciamos o tratamento do solo. Hoje aquele pedaçinho de rua já produz: tomate, alface, rabanete, feijão, batata doce, abobora, milho, couve, nabo, abobrinha todos tipos de temperos, bananeiras, amoreiras, mudas de araça, pitanga e jussara tambem foram plantadas. Tudo isso aberto e compartilhado com todos.
Essa semana recebemos a noticia da policia ambiental de que os moradores (os mesmos que jogam entulho, lixo e agua suja) querem privatizar a rua e destruir nossa horta comunitária que beneficia a todos.
Não podem fechar uma rua sem saida assim dessa forma e ainda com uma horta comunitária funcionando. 20 anos jogando lixo e poluindo o lençol freático, depois do projeto com tudo bonitinho, limpinho e a terra bem tratada quer privatizar? Mas não vai!!!! O Coletivo tem força, é grande e busca o melhor para todos e para o meio ambiente!! Pedimos a força e a união de todos!! Chega junto e abraça esse projeto!! Espaço publico é nosso!! De todos!!!