Abaixo-Assinado (#34439):

MANIFESTO DO CONSELHO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL DAVID CAPISTRANO

Destinatário: SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

MANIFESTO


No dia dois a Comunidade do Colégio Estadual David Capistrano foi surpreendida com a diminuição do número de turmas da escola: da previsão de 24 turmas no horário diurno (manhã e tarde), mais duas no horário noturno, enviada para a Seeduc em agosto, três turmas foram subtraídas. Isso significa que negaremos matrículas para aproximadamente 100 alunos e alunas.

O Colégio Estadual David Capistrano nasceu da reivindicação da comunidade de Santa Bárbara e comunidades vizinhas que careciam de uma escola de ensino médio próxima de suas casas. A criação, o desenvolvimento, o crescimento, a solidificação do trabalho que caracteriza a escola hoje é fruto da parceria de alunos e alunas, mães, pais, professores, funcionários e daquelas que dirigiram e dirigem o David Capistrano.

No corrente ano, passamos por um acontecimento inédito, não apenas para nós, mas em várias unidades escolares de nossa rede: alunos e alunas, reivindicando melhorias na educação, ocuparam a escola. Vivemos, todos, como muitos, um momento atribulado, tenso, por vários motivos.
Durante o período da ocupação, aproximadamente 100 dias, e depois do fim desse processo, as famílias de vários discentes transferiram seus filhos para outras unidades escolares: cerca de 300 alunos e alunas migraram para outras escolas.

Como dissemos, passamos por um período muito difícil. Aliás, tal acontecimento era de conhecimento público e amplamente divulgado, por todos aqueles envolvidos, da comunidade escolar às instâncias decisórias da Seeduc, fosse através das redes sociais ou as páginas oficiais da secretaria, passando pelos jornais diários, físicos e virtuais, que muito noticiaram as ocupações das escolas da rede do estado do Rio de Janeiro. A saída desses discentes deu-se em função de algo extraordinário: ordinariamente a evasão anual de nossa escola não chega a 10%. Portanto, os números da evasão de nossa escola esse ano não correspondem à realidade de nossa escola, mas retrata um fato específico deste ano. Por isso, não entendemos o porquê da redução de turmas de nossa escola.


Empenhados na defesa da comunidade escolar David Capistrano, e no direito dos alunos de se matricularem em nossa bem conceituada escola, manifestamos publicamente nossa posição, a saber, que o número usual de turmas seja mantido no ano de 2017.


Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.