Abaixo-Assinado (#34597):

Remover os tachões de todas as ruas da Tech Town

Destinatário: Administração da Tech Town (IBM Hortolândia)

Solicitamos à administração do Condomínio Tech Town a remoção IMEDIATA de todos os tachões que são utilizados como redutor de velocidade. Este dispositivo é proibido pelo Detran para ser utilizado como redutor de velocidade. Independente da Tech Town ser um condomínio particular ela deve seguir a risca todas as determinações do Detran.


Resolução n° 336 do Conselho Nacional de Trânsito, de 24/11/2009, portanto com força de lei:

"Considerando que a aplicação de tachas ou tachões transversalmente à via como dispositivos redutores de velocidade, ondulações transversais ou sonorizadores causa defeitos no pavimento e danos aos veículos, resolve:

Art. 1º Os arts. 2º e 6º da Resolução nº 39, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN passam a vigorar com as seguintes redações:

Art. 2º, Parágrafo único: É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal.

Art. 6º, Parágrafo único: É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores."


Desvantagens dos tachões:
- Risco de queda para motocicletas e pedestres
- Risco de danificar componentes das suspensões de todos os veículos que circulam pelo site
- Aumento demasiado do consumo de combustível visto que devemos quase parar o veículo para transpor os tachões
- Desvio de finalidade já que os tachões devem ser usados para sinalização horizontal e não como redutor de velocidade
- Aumeto do desbalanceamento e alinhamento dos veículos que transitam pelo site aumentando drasticamente os custos de manutenção



"Uma chuvinha fina caiu sobre a cidade no fim do dia. Com a capa de plástico Welliton pegou o caminho de casa. De repente o ônibus raspou no cone de tráfego e o jogou na sua frente. Com uma rápida guinada, desviou do obstáculo mas a roda resvalou num tachão. Enquanto sentia a moto escapar debaixo de si ainda pensou: Malditos tachões!"

Fonte: https://cariocadorio.wordpress.com/2012/04/13/malditos-tachoes/


"ele me disse que mesmo assim esses tipos de redutores desalinham e empenam os aros."

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=tachoes-e-redutores&edt=38&id=37905


"Isso porque a utilização desse tipo de dispositivo com a função de redutor de velocidade é proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)."
"Já o mecânico Ricardo Nunes fala de preocupação com o veículo. Segundo ele, a trepidação ao passar pelas ‘tartarugas’ provoca desalinhamento no carro. “Se passar um pouco mais rápido, estraga o carro. Eu vivo sempre alinhando o meu carro”, afirma."

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/03/instalacao-de-tachoes-nas-ruas-de-itapetininga-gera-discussoes.html


"Para quem não sabe, tachões e prismas são aqueles obstáculos que se usa nas pistas como reforço à sinalização horizontal. São usados para delimitar áreas que não devem ser usadas como pista de rodagem;"

Fonte: http://www.motonauta.com.br/seguranca-viaria-nem-tudo-que-e-bom-para-carros-e-otimo-para-motos/


"O Código Brasileiro de Trânsito (CBT)é soberano e se aplica a todos os lugares, afirma o advogado Márcio Rachkorsky, especialista em condomínios."
"Além disso, Cucci alerta para o uso incorreto de tachão (conhecidos como quebra-molas ou tartarugas), que não pode ser usado como redutor de velocidade. A função do tachão é limitar a área de tráfego, conta."

Fonte: https://jurisway.jusbrasil.com.br/noticias/2668959/legislacao-de-transito-tambem-vale-para-condominios

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.