Abaixo-Assinado (#34690):

Insegurança no Campus da UFAM

Destinatário: REITORA DA UFAM

A REITORA Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva;
Ao VICE-REITOR Professor Doutor Hedinaldo Narciso Lima;
Ao Diretor da Divisão de Segurança da Prefeitura do Campus Jaime da Silva Beleza.

Os alunos abaixo-assinados solicitam de Vossas Excelências uma solução para o problema da FALTA DE SEGURANÇA PÚBLICA em todo o Campus da Universidade Federal do Amazonas, que diariamente atinge a vida dos munícipes, cerceando seu direito constitucional de ir e vir, conforme assegurado na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:

TÍTULO V - Da Defesa do Estado e Das Instituições Democráticas
CAPÍTULO III - DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)

Nós, alunos, da UFAM, diante do contínuo aumento da criminalidade no campus, devido a situação excepcional na qual se encontra o Estado, cujo possui um sistema carcerário em crise, evidenciado pelos trágicos e violentos fatos ocorridos nas últimas semanas, em duas unidades prisionais, vimos por meio deste abaixo-assinado REITERAR aos Órgãos Competentes que nos promovam melhor policiamento e segurança.
É importante ressaltar que já em 2009 houve a intensificação de medidas preventivas e investimentos em segurança por parte da universidade. Além da aquisição das câmeras e dos softwares, foram instalados postos de vigilância permanente e rotativa (rondas), com suporte de equipes em motocicletas e veículos automotores para um efetivo de mais de 160 seguranças da empresa Global Service e da própria instituição, trabalhando diuturnamente.
(nota segundo: http://www.ufam.edu.br/2013-04-29-19-37-05/arquivo-de-noticias/5559-ufam-implementa-medidas-para-garantir-maior-seguranca)
Contudo, está não é a realidade vivenciada por alunos e professores da instituição. Muitos pontos isolados, ou que servem como passagem para interligar áreas acadêmicas distintas, continuam sem monitoramento e sem vigilantes, preservando a sensação de insegurança. Acresce que, tais medidas preventivas feitas em 2009, necessitam de ser atualizadas e adequadas ao momento pelo qual estamos passando.
Reivindicações elencadas pelos alunos, as quais proporcionariam uma maior segurança:
-Melhoramento e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas na implementação das cercas que fecham o perímetro da reserva na qual se encontra a Instituição;
-Investimento num treinamento adequado dos seguranças, para que além de serem capazes de proteger o patrimônio, possam também proteger a vida e a integridade de quem frequenta a Universidade;
-Aumento do contingente de seguranças e de câmeras de monitoramento;
-E intensa melhoria na iluminação nos corredores, nos caminhos de entradas e saídas, nos estacionamentos e na estrada.

Subscrevemos e assinamos este documento, agradecendo antecipadamente pela atenção dispensada.


Manaus, 06 de janeiro de 2017

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.