Preservação do Aeroporto de Caxias/Ma

Destinatário: Promotoria, Prefeitura Municipal e Governo do Estado do Maranhão

Caxias foi marcada por uma época em que recebia vôos comerciais regulares. O aeroporto era cituado no Bairro Siriema. Porém com a modernização o aeroporto foi transferido para o Bairro Teso Duro e desde sua construção nunca recebeu atenção suficiente do município ou qualquer outro órgão público. Hoje se encontra em sério estado de abandono. Apesar der ser o único aeródromo público num raio de 80 quilômetros, servindo como porta Leste de entrada ao Maranhão e utilizado por mais de 10 municípios, por muitos empresários e políticos, vem sendo desprezado pelas autoridades que deveriam preserva-lo. Hoje sofre com o um projeto de construção de uma avenida que vai cortar uma de suas cabeceiras. Projeto este que definitivamente inutilizará a pista pois reduzirá seu cumprimento, criará obstáculos na sua cabeceira gerando principalmente o risco de acidentes. Este Aeródromo conta somente com a manutenção deficiente oferecida por um grupo de pilotos, amigos e amantes da aviação. Não existe qualquer projeto viável para substituição desta pista.

Solicitamos com este documento que as pessoas que concordam com a importância deste aeródromo para voos de emergências médicas, emergências policiais, emergências ambientais, voos privados, voos comercias, voos de lazer, aerodesportismo, aeromodelismo, deixem sua assinatura como colaboração ao desenvolvimento da nossa cidade e região.

Este documento será encaminhado à Promotoria, Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado. Temos como objetivo interromper a obra desta avenida propondo um desvio, e exigir a manutenção imediata para fim de preservação e futuramente homologação deste Aeródromo.