Abaixo-Assinado (#34844):

“Pela NÃO extinção da SOCIEDADE OPERÁRIO BENEFICENTE PRIMAVERA.”

Destinatário: daniela_artico@hotmail.com

“Pela NÃO extinção da SOCIEDADE OPERÁRIO BENEFICENTE PRIMAVERA.”

No dia 30 e janeiro de 2017 a SOCIEDADE OPERÁRIA BENEFICENTE PRIMAVERA completará 90 anos de existência.
Idealizada pelos moradores do bairro, a maioria imigrantes italianos, poloneses e alemães, com o objetivo de proporcionar entretenimento às famílias do bairro, foi inaugurada em 30 de janeiro de 1927.
Construída pelos próprios moradores, com recursos subsidiados por eles mesmos e o terreno cedido pelo senhor João Gasparim, a Sociedade Operaria e Beneficente Primavera iniciou suas atividades promovendo bailes, tardes de matinês e uma cancha de bocha, onde a música era produzida ao vivo pelos violeiros e gaiteiros da comunidade.
Ao longo de 90 anos, atravessando cinco gerações, foram muitos os bailes, saraus, festivais de música, os concursos de rainhas da Primavera, bingos da paróquia São Marcos. Nela se apresentaram muitos artistas famosos, especialmente nos anos 70 e 80, tais como “Os Incríveis”, “Vanusa”, “Martinha”, “Sergio Reis”, etc.. Os sócios fundadores, os sócios beneméritos, os sócios remidos e os sócios da então Ala Jovem tem muita história para contar.
São 90 anos de memória.
É com muita tristeza que recebemos a notícia do arrendamento da Sociedade Operaria Beneficente Primavera para uma rede de supermercados. A atual diretoria alega dívidas e insolvência, porém, em qualquer momento convocou os sócios oficialmente ou apelou pelo apoio da comunidade do Pilarzinho para resgatar a sociedade.
O arrendamento da Sociedade Primavera sepultará para sempre a sua história, sua memória e as suas atividades fins, tornando-a um objeto mercantilista sem resgate

NÃO PODEMOS DEIXAR! QUEREMOS A MANUTENÇÃO DA SOCIEDADE OPERÁRIO BENEFICENTE PRIMAVERA!

O bairro do Pilarzinho foi construído pelas mãos dos imigrantes, que deixaram suas pátrias em razão da miséria e fome e aqui estabeleceram suas famílias, trabalhando no campo e nas pedreiras. Com o passar dos anos muitos foram chegando e agregando seus valores, construindo suas casas e contribuindo para o desenvolvimento do bairro.
“Uma cidade deve ter a capacidade de preservar a sua história e memória” disse o prefeito de Curitiba ao sancionar a Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico de Curitiba nº 14794/2016.
A manutenção da finalidade sócio cultural da Sociedade Operário Beneficente Primavera, evitando que haja qualquer tipo de desvio de finalidade que não seja, a própria manutenção e resgate de sua memória, história e continuidade de atividade, requer urgente o tombamento do prédio da Sede Social da Sociedade Operária e Beneficente Primavera.
Nós, abaixo assinados, solicitamos a devolução da sede da Sociedade Primavera aos seus sócios para prosseguimento da sua finalidade social e o tombamento do prédio como patrimônio da cidade de Curitiba.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.