Este espaço é para que todo cidadão consciente de sua responsabilidade deixe aqui seu voto de apoio pela aprovação do Projeto de Lei nº 347/08, que será votado até 5 de fevereiro pelo Legislativo estadual.

Destinatário: liberdadesustentavel@gmail.com

O projeto beneficia não apenas as 35 mil pessoas que são proprietárias ou que residem em áreas incluídas dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mas toda a sociedade catarinense, com a preservação ambiental de mais de 90 mil hectares.

Enviado pelo governador Luiz Henrique da Silveira à Assembléia Legislativa, com apoio do secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Onofre Agostini, o projeto acaba com um sério problema social criado por técnicos que insistem em afastar o ser humano de seu convívio harmônico com a natureza.

Preservar não é retirar, mas incluir.

Inclusão, boa vontade, visão de futuro, desprendimento de interesses foram as atitudes dos deputados estaduais integrantes das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Agricultura que aprovaram o PL 347/08. Este projeto reavalia e define os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e institui o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras de Massiambu, um anseio de todas aquelas pessoas cuja maioria depende de suas terras para sobreviver.

Também institui o FEUC (Fundo Especial de Regularização, Implementação e Manutenção do Mosaico da Unidade de Conservação). Os recursos provenientes deste Fundo serão aplicados em regularização fundiária das unidades de conservação abrangidas pelo Mosaico criado, na promoção da gestão sustentável dos recursos naturais, pagamento de serviços ambientais às populações e proprietários abrangidos, financiamento de projetos de pesquisas, educação ambiental, benfeitorias e obras de infra-estrutura, desenvolvimento do turismo e uso sustentável de toda a área do Mosaico.

Veja o quanto é importante a aprovação do PL 347/08, que possibilitará todos esses investimentos, resumidos em economias sustentáveis, educação, turismo e preservação ambiental.

Não dê ouvidos a falsas interpretações de que, para preservar, é preciso retirar o homem do lugar onde ele vive; de que grandes empreendimentos serão construídos e a especulação imobiliária vai tomar conta. Pelo contrário. O projeto acaba com todas essas possibilidades. Lembramos que é fixado em sua origem que o homem saberá preservar e cuidar da natureza, do meio ambiente. É disso que trata o PL 347/08.

Participe do abaixo-assinado!

Dê sua contribuição nesta iniciativa e vote pela aprovação do projeto!