Abaixo-Assinado (#34947):

Aposentadoria Especial para Técnico de Instrumentação.

Destinatário: (INSS) Instituto Nacional do Seguro Social

TÉCNICO DE INSTRUMENTAÇÃO NAS INDÚSTRIAS EM GERAL, PETRÓLEO, AÇO, OURO, PAPEL, ETC.......
MONTAGEM, MANUTENÇÃO, COMISSIONAMENTO E CONDICIONAMENTO.
EM UMA PLATAFORMA DE PETRÓLEO, DURANTE A SUA CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO, DEFINE-SE AO TRABALHO NECESSÁRIO PARA DEIXAR EM CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO UM DETERMINADO EQUIPAMENTO OU CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS. O SE FAZ NECESSÁRIO PARA QUE TODOS EQUIPAMENTOS E SISTEMA FUNCIONEM ADEQUADAMENTE, DE ACORDO COM NORMAS E PROCEDIMENTOS FORNECIDOS PELOS FABRICANTES DESTES EQUIPAMENTOS E SISTEMAS. NÃO SE PODE COLOCAR UM EQUIPAMENTO OU SISTEMA EM FUNCIONAMENTO DE MANEIRA ALEATÓRIA, SEM OBEDECER RIGOROSAMENTE O QUE FABRICANTES E NORMAS DETERMINAM, SOB O RISCO DE ENORMES PREJUÍZOS, CONSEQUENTE PERDA DAS GARANTIAS FORNECIDAS E GRAVES ACIDENTES.
O CORRETO FUNCIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS É CONDIÇÃO DETERMINANTE E PRIORITÁRIA À SEGURANÇA DA PLATAFORMA EM SI E TAMBÉM DO PESSOAL RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA MESMA.
DEVIDO À GRANDE DIVERSIDADE DE EQUIPAMENTOS EXISTENTES, HÁ UMA DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES TÉCNICAS PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DA MANUTENÇÃO, MONTAGEM, COMISSIONAMENTO OU CONDICIONAMENTO DE CADA TIPO OU MODELO DE EQUIPAMENTO, ESSA DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES, NOMINADA DISCIPLINA, VISA OTIMIZAR O SERVIÇO DE UMA FORMA GERAL.
AS DISCIPLINAS: INSTRUMENTAÇÃO CORRESPONDE UM TÉCNICO/SUPERVISOR ESPECIALIZADO, RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO, PREPARO E EXECUÇÃO DAS DIVERSAS ATIVIDADES E TAREFAS PERTINENTES À SUA CATEGORIA.

INSTRUMENTAÇÃO
OS EQUIPAMENTOS DE UMA PLATAFORMA NECESSITAM SISTEMAS DE PROTEÇÃO COM MONITORAMENTO CONTÍNUO DE TODOS OS EVENTOS QUE OCORREM DURANTE O FUNCIONAMENTO DOS MESMOS. ISTO É CONSEGUIDO POR MEIO DE INSTRUMENTOS E DISPOSITIVOS QUE MONITORAM E ENVIAM EM TEMPO REAL (SINAIS ELÉTRICOS ATRAVÉS DE FIOS E CABOS) TODAS S INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PARA UM CENTRO DE CONTROLE DE OPERAÇÕES
O TÉCNICO/SUPERVISOR EM INSTRUMENTAÇÃO É O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO CORRETO FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS E DISPOSITIVOS, TAMBÉM O MEIO PELO QUAL OS SINAIS ELÉTRICOS SÃO TRANSMITIDOS E A EXATIDÃO DAS INFORMAÇÕES ENVIADAS E RECEBIDAS PELO CENTRO DE CONTROLE.
AO TÉCNICO/SUPERVISOR EM COMISSIONAMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO CORRESPONDEM AS TAREFAS E ATIVIDADES:
-ANÁLISE DE DOCUMENTAL TÉCNICO, INSPEÇÃO DE QUALIDADE, SUPERVISÃO, FISCALIZAÇÃO, RECEBIMENTO, PRESERVAÇÃO, MONTAGEM, CALIBRAÇÕES, AFERIÇÕES, AJUSTES, INSPEÇÕES, REPAROS, TESTES E ENSAIOS EM:
-PAINÉIS, INSTRUMENTOS (MEDIÇÃO, INDICAÇÃO, CONTROLE E REGISTRO), EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E DISPOSITIVOS: ELETRÔNICOS, ELÉTRICOS, MECÂNICOS, ELETRO-MECÂNICOS, HIDRÁULICOS, PNEUMÁTICOS E OUTROS.
- SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO.
- LIGAÇÕES, INTERLIGAÇÕES DE CABOS, CONDUTORES E CIRCUITOS, INCLUSIVE OS INTERLIGADOS COM SISTEMAS ELÉTRICOS DE ALTA E BAIXA TENSÃO.
TODOS OS COMPONENTES E SISTEMAS DESCRITOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS E MONTADOS POR TODA ÁREA INDUSTRIAL, INSTALADOS EM LOCAIS E EQUIPAMENTOS DE GRANDE PORTE, ESPECIALMENTE OS ELÉTRICOS, VULNERÁVEIS A ELEVADO E CONSTANTE RISCO DE GRAVES ACIDENTES:CHOQUES, DESCARGAS ELÉTRICAS, EXPLOSÕES E INCÊNDIOS.
-SALAS E PÁTIOS DE SUB-ESTAÇÕES ELÉTRICAS.
-SALAS DE CONTROLE DE CENTROS DE OPERAÇÕES.
-SALAS DE BATERIAS, CARREGADORES E INVERSORES ELÉTRICOS.
-LABORATÓRIOS DE TESTES E ENSAIOS ELETRÔNICOS, ELÉTRICOS, ELETRO-ELETRÔNICOS, ELETRO-MECÂNICOS, ELETRO-PNEUMÁTICOS E OUTROS.
-TURBINAS, CALDEIRAS, COMPRESSORES, AQUECEDORES, TANQUES E RESERVATÓRIOS PRESSURIZADOS, MOTORES,
TRANSFORMADORES E GERADORES DE ALTA TENSÃO E CORRENTE (ATÉ 1400 VOLTS-200 AMPÈRES-TENSÃO ALTERNADA).
-INSTRUMENTOS, RELES, CONVERSORES E SENSORES DIVERSOS (TEMPERATURA, VIBRAÇÃO, POSIÇÃO, DESLOCAMENTO) INSTALADOS EM CUBÍCULOS, GAVETAS, CHAVES SECCIONADORAS, DISJUNTORES, CABOS, CONDUTORES E BARRAMENTOS LOCALIZADOS EM SUB-ESTACÕES ELÉTRICAS.
UM SIGNIFICATIVO PERCENTUAL DE INSTRUMENTOS FUNCIONA COM ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DE 24 VOLTS-TENSÃO CONTÍNUA OBTIDA A PARTIR DE FONTES DE ENERGIA, GERALMENTE ALIMENTADAS COM 110 OU 220 VOLTS-TENSÃO ALTERNADA VIVA.
DEMAIS DISPOSITIVOS E SISTEMAS DE CONTROLE COMO VÁLVULAS ELÉTRICAS, ELETRO-MAGNÉTICAS (SOLENOIDES), ANALISADORES, TRANSFORMADORES ELÉTRICOS DE INSTRUMENTOS E OUTROS, SÃO ALIMENTADOS E/OU ACIONADOS NA IMENSA MAIORIA DAS VEZES, ATRAVÉS DE ENERGIA ELÉTRICA ALTERNADA (110,220,440 VOLTS).
A CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA OU CONTÍNUA EXISTENTE EM TODOS OS INSTRUMENTOS, SISTEMAS E EQUIPAMENTOS VARIAM DE 24 MILIAMPERES A 200 AMPERES OU MAIS.
O ACESSO, PERMANÊNCIA E TRABALHO DE MODO HABITUAL E CONTÍNUO NOS EQUIPAMENTOS E LOCAIS DESCRITOS, INTERAGINDO COM TÉCNICOS DE TODAS AS DISCIPLINAS, ESPECIALMENTE TÉCNICOS DE ELÉTRICA, COM UTILIZAÇÃO, MANIPULAÇÃO E EXPOSIÇÃO À ENERGIA ELÉTRICA DE ALTA E BAIXA TENSÃO/ CORRENTE, É ABSOLUTA E CONDICIONALMENTE IMPRESCINDÍVEL AO TÉCNICO/SUPERVISOR INSTRUMENTISTA PARA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS E ATIVIDADES DE COMISSIONAMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO.
EM SÍNTESE, ESTA BREVE EXPLANAÇÃO, TEM POR OBJETIVO DESCREVER DE FORMA RESUMIDA, AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES EXECUTADAS PELO SUPERVISOR/TÉCNICO INSTRUMENTISTA, DURANTE O COMISSIONAMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO, COM DESTAQUE TAMBÉM AOS RISCOS AOS QUAIS ESTE PROFISSIONAL SE EXPÕE NO EXERCÍCIO DE ESPAÇO CONFINADO, ALTURA, PRODUTOS QUÍMICOS E RUIDO ACIMA DE 82 DECIBÉIS EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS.



03/01/2017 Por Paulo Afonso Cazalenove.
E-mail: cazale9@gmail.com.br
Face: https://www.facebook.com/paulo.cazalenove
Link: https://br.linkedin.com/in/paulo-afonso-cazalenove-685b5727

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.