Participação dos mutirões de cirurgias aos sábados.

Destinatário: À direção do Hospital Municipal Ronaldo Gazola.

No dia 15/03/2017, foi enviado via Whatsapp, escala para realização de mutirão de cirurgias, aos sábados, com participação compulsória de todos os referidos médicos cirurgiões e anestesiologistas.
Cientes da necessidade de aumentarmos o volume de cirurgias frente a atual "demanda reprimida" de pacientes portadores de patologias cirúrgicas; frente ao legítimo direito desejoso da população da cidade do Rio de Janeiro; e frente a missão recebida do nosso querido prefeito Marcelo Crivella, em cuidar de todos. Alcunha que recebeu de todos nós, por voto popular. Somos de imediato solidários e includentes.
Preocupados e atentos quanto aos resultados, ao nosso entender, o formato com o qual foi proposto o "mutirão de sábado", em utilizar os "médicos da rotina", em troca de folgas semanais, acaba por anular o resultado e a eficácia tão almejada. Visto que, a ausência dos referidos médicos, de folga, acabam por impactar na redução do número de cirurgias realizadas na semana e que ao logo do tempo, estatisticamente, trarão resultados incipientes, frustrando a todos nós.
Nossa sugestão, visando o melhor desempenho e resultado, é que se contrate uma equipe específica para os dias de mutirão. Assim haverá o tão desejado efeito multiplicador que se acrescerá aos bons resultados cirúrgicos, já obtidos durante o brioso trabalho, realizado por médicos e enfermeiros durante a semana laboral.
Gostaríamos também de acrescentar ao pedido, o direito ao exercício do livre arbítrio individual, quanto a participação compulsória de todos os médicos, aos referidos mutirões de sábado, sem que haja nenhum tipo de pressão profissional e psicológica.
Cabe lembrar que, muitos de nós exercemos outras atividade aos sábados. Tal fato impossibilita para muitos à sua participação.
Ansiosos em continuarmos contribuindo, da melhor forma, para o sucesso da Viva Rio, da secretaria de saúde e do nosso líder, o prefeito Marcelo Crivella; colocamo-nos ao inteiro dispor.

Atenciosamente,
Médicos da rotina da cirurgia do Hospital Municipal Ronaldo Gazola.