ABAIXO ASSINADO CONTRA O FECHAMENTO DAS FÁRMACIAS NAS UNIDADES BASICA DE SAÚDE (UBS)

Destinatário: joel-sjrp@hotmail.com

O projeto do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de fechar as farmácias dos postos de saúde e passar a distribuir medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da rede comercial deverá afetar sobretudo a população mais pobre.
As grandes redes de farmácias têm filiais nos bairros mais centrais, melhor localizados. E não nos bairros mais distantes da periferia, onde está a população mais pobre. Ali estão as pequenas farmácias. Sem a entrega no posto de saúde, perto de sua casa, as pessoas teriam de se deslocar até outros bairros, tendo até de pegar ônibus”,
“Essas farmácias que poderão ser fechadas estão estruturadas e receberam investimentos na gestão passada. Atendem 700 mil receitas todo mês, o equivalente a quase 10 milhões ao ano. Como uma rede privada vai se organizar para isso? Como será o controle, a fiscalização? Creio que o gestor não tem ideia da dimensão desse trabalho”, diz o conselheiro. “Privatizar pode parecer a solução a princípio, mas não é porque o problema é de sub financiamento da saúde.”
Segundo o Prefeito João Doria os profissionais que trabalham nas Farmácias serão absorvidos na rede privada, mais se falam apenas de Farmacêuticos, mais existem os técnico em Farmácia que fazem parte desta massa, onde serão alocados.