CONTRA O FECHAMENTO DOS CENTROS DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO - HIV/DST

Destinatário: Wilson Modesto Pollara - Secretário Municipal de Saúde de São

Ilmo. Sr.
Wilson Modesto Pollara - Secretário Municipal de Saúde de São

Nós, abaixo-assinados, representantes das ONGs/Aids e cidadãos, vimos requerer de V.S.ª que os CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento) da cidade de São Paulo, serviços destinados às ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, não mudem de endereço ou sejam fechados pelos seguintes motivos:

- A transferência destes serviços pode causar danos a resposta brasileira de luta contra a aids, representando assim um retrocesso;

- Considerando os valores diferentes e ínfimos dos aluguéis desses serviços perante a outros serviços; otimizar custos não justifica o fechamento ou transferência dos CTA’s;

- Desde 1996, o Brasil oferece tratamento gratuito para pessoas vivendo com HIV/Aids, mas muitos estudos nacionais e internacionais já comprovaram que é mais barato prevenir do que remediar. Fechar as portas dos CTAs é diminuir as possibilidades de prevenção;

- Os CTAs têm serviços diferenciados e com autonomia de suas ações internas e externas; haja vista que as demandas de ampliação são recorrentes.

- A participação popular e o controle social é diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, a sociedade civil organizada não foi chamada para debater este assunto.

Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para rever esta situação.

MOPAIDS – Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids
Contatos: mopaids@gmail.com - mopaids@mopaids.org – ividanova2@gmail.com